27 de março de 2008

Pesquisa qualitativa e formação de professores: pressupostos teóricos e validez

Esse texto foi um ensaio que fiz para uma disciplina do mestrado, no qual trabalhava os pressupostos da pesquisa qualitativa, fazendo um link com o trabalho de formação pelas histórias de vida, objeto do meu trabalho de pesquisa.



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Pesquisa qualitativa e formação de professores: pressupostos teóricos e validez



O presente texto traz uma reflexão sobre a utilização da metodologia qualitativa como o recurso mais apropriado na pesquisa em ciências humanas, em especial em educação. Os pressupostos teóricos e epistemológicos desse tipo de investigação vêm apoiar o uso desta metodologia como uma melhor alternativa ao uso de técnicas positivistas, as quais não têm dado conta dos problemas vivenciados pelas ciências humanas. Esses pressupostos também apóiam a discussão sobre o problema da validade e da generalização dos resultados obtidos por esse tipo de pesquisa. A seguir, o texto explora um tipo de metodologia qualitativa muito utilizada nas pesquisas sobre formação de professores que é a história de vida. Essa metodologia se configura como uma ferramenta eficaz na valorização do professor como o sujeito da investigação e não mais como o objeto desta e define abordagens importantes para o processo de construção da identidade docente.

Palavras-chave: pesquisa qualitativa; educação; formação de professores; história de vida.



Texto completo aqui.



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