4 de dezembro de 2007

Recristalização do acetato de sódio

Este experimento tem circulado na internet em vários sites, blogs e vídeo-blogs com os nomes de "gelo quente", "gelo instantâneo" e alguns outros. Mas não se trata de mágica ou da formação instantânea de gelo e sim da recristalização de um sal, o acetato de sódio.
Para realizar este experimento é necessário:

- acetato de sódio
- água
- copo de vidro
- panela
- refrigerador

Aqueça a água até próximo da ebulição e dissolva acetato de sódio até não ser mais possível dissolver o sal e este começar a se depositar no fundo da panela.
Transfira a solução para um copo. Não deixe que o sal não dissolvido que está no fundo da panela caia no copo.
Coloque na geladeira por algumas horas. O ideal é que a solução chegue à temperatura ambiente e isso pode ser feito fora da geladeira também.
Retire da geladeira e faça os testes como mostra o vídeo.


O que aconteceu?

A solução formada pela dissolução do acetato de sódio em água aquecida é supersaturada. Isso quer dizer que, por causa da temperatura elevada da água foi possível se dissolver mais acetato de sódio do que seria em condições de temperatura ambiente, por exemplo. A recristalização do acetato de sódio acontece quando há a perturbação desta solução supersaturada instável. Isso pode ser conseguido das várias formas mostradas no vídeo e, também, adicionando-se um pequeno cristal do sal à solução supersaturada. Esta perturbação acaba por fornecer um mínimo de energia ao sistema, suficiente para que comece a ocorrer a cristalização do acetato de sódio. Durante a recristalização, o sistema fornece energia ao ambiente em forma de calor, energia esta que foi acumulada durante o processo de dissolução.


Para saber mais:

Ceticismo, Ciência & Tecnologia


UPDATE (05/06/2009)

Recentemente a internet entrou em alvoroço por causa de um viral da Trident, em que o rapaz diz utilizar o chiclete para congelar instantaneamente a água! Muito bom o vídeo e muita gente achou que era verdade! Vejam o vídeo abaixo:



Update (22/09/2009)

Devido ao grande número de pessoas que enviam mensagens e comentários querendo saber a quantidade exata de acetato de sódio a ser utilizada, resolvi fazer esse update no post. Não dá para dizer a quantidade exata, pois cada caso é um caso, cada material é um material. Quem quiser fazer esse experimento tem que pegar o material que dispõe e testar. Se o sal de um laboratório estiver mais seco do que o de outro, por exemplo, a quantidade de água necessária para dissolver será diferente em cada caso. Faça seu próprio experimento e utilize a medida que lhe for conveniente.
 
🏃🏻‍♀️Siga @ensinodequimica no Instagram para ver mais!

55 comentários:

Anônimo disse...

Poxa parabéns eh mtu legal mesmo!!!

Unknown disse...

E aonde acha acetato de sodio?

Anônimo disse...

muito loca essa esperiência mas... alguém tem uma idéia da proporção aproximada de acetato e água?? eu pesquisei e alguns sites diziam em 400 gramas de acetato para cada 500 ml de água, mas acho que é muito acetato

Alcione Torres disse...

Não sei te dizer se é muito acetato, mas o que você precisa fazer é testar, pois a solubilidade vai depender de vários fatores, inclusive da água que você usar.
Faça o teste, vá dissolvendo até o limite e veja quanto você gastou. Só assim poderá ter certeza.
Um abraço.

Anônimo disse...

Como faz ou onde se compra Acetato de sodio???

Alcione Torres disse...

Em lojas de produtos químicos.

**TopGang** disse...

Vcs vão axar ese Acetato de sodio em marmorarias

**TopGang** disse...

gente + uma coisa eu axo q as medidas devem ser 400 gramas de Acetato de sodio e 2 copos americanos de agua blz eu estou fazendo testes ainda se eu conseguir eu posto aki =)

Alcione Torres disse...

Obrigada pela colaboração.

Anônimo disse...

e se eu só tenho acetato hidratado?
Funciona igual?

Alcione Torres disse...

Serve sim. O experimento consiste em dissolver o acetato em água. Se o acetato já tem água não vai fazer diferença nenhuma, a não ser que você adicionará um pouquinho menos água.

Unknown disse...

Gostaria de saber uma coisa.... Depois que retiramos a gua da geladddeira com o acetato de sódio em temp. ambiente colocamos em um outro recipiente com acetado em pó ou sem nada dentro para fazer a recristalização???

Alcione Torres disse...

Não precisa colocar mais nada.

Anônimo disse...

Quando eu tiro da geladeira a experiencia tem q ser feita naquele momento ou pode ser feita depois, talvez ate outro dia ???

Unknown disse...

Alcione Torres preciso urgentimente da sua ajuda..
preciso saber a menida exata de acetado de sodio..
aguardo reposta o mais rapido possivel..
desde então obrigada!!e parabéns pela esperiencia..muito show!!!

Lorena

Alcione Torres disse...

Eu não sei a quantidade exata de acetato de sódio a ser utilizada no experimento. Vai depender do sal de cada um, pois alguns podem estar mais secos, outros mais hidratados. Você tem que testar com o material que você dispõe.

Anônimo disse...

Gostaria de saber se alguém tem a medida exata de agua e de acetato de sodio para a experiencia e quanto tempo leva pra deixar ferver. Obrigado.

Alcione Torres disse...

Leia os comentários anteriores.

Anônimo disse...

Essa experiencia dá certo mesmo? Tem que colocar sal para que a cristalização aconteça? a agua fica meio amarelada. Porque?
Obrigado se alguém puder ajudar, tenho que fazer essa experiencia na escola. Abraços a todos e tudo de bom, o site é otimo !!!

Alcione Torres disse...

Dá certo sim. Para cristalizar você pode usar qualquer coisa. Veja nos vídeos.
Quanto à água amarelada, podem ser impurezas na água ou no sal.

Anônimo disse...

bem eu tenhu q fazer essa pratica na escola..eu tenhu 1 kg de acetato de sodio, quanto eu devo usar para fazer a solução, e quantas horas eu tenhu que deixar na geladeira!

Alcione Torres disse...

Leia o post todo e os comentários também.

Felipe Estrella disse...

Nao pode ingerir esse gelo de forma alguma, né? hahaha... Ah! Seria tão legal...! Fazer cubinhos de gelo instantaneo e por na bebida! hahahah

Alcione Torres disse...

Seria bom mesmo! hehehe

Anônimo disse...

eu fisso e naumdeu certo o que eu fasso?

Alcione Torres disse...

O que???
Gente, como está o ensino neste país! A pessoa não consegue escrever uma simples frase!

Camila Marina disse...

Nossa adorei sua ideia mas e o sal em cima do gelo faz com que as coisas abaixo dele tambem congele mais rapido?

Alcione Torres disse...

Primeiro, não fui eu que criei o experimento. Segundo, acho que você não entendeu nada do que leu e viu.

Rodrigopw disse...

da para faser so com sal?

Alcione Torres disse...

Se por sal você quer dizer cloreto de sódio, não. O sal a ser utilizado é o acetato de sódio.

Andre disse...

Olá o experimento é muito legal,mas tenho uma duvida se inalar o vapor será que tem algum problema.

Alcione Torres disse...

Não há problema, mas é bom não ficar em cima inalando, né?

Entei disse...

Olá, primeiramente gostaria de falar que adorei o blog!
Depois de feito todo o processo, se no caso eu precisar fazer o experimento amanha, e for 15 minutos andando até a escola, eu poderia deixar na geladeira, e levar na mão mesmo até a escola, chegando lá tudo iria dar normal? ou precisaria de uma bolsa termica?
abraços!

Alcione Torres disse...

Orochi

Qualquer movimento, qualquer perturbação vai fazer o sal recristalizar. Então, não dará certo assim.

Danilo disse...

Aew, se eu fizer isso aproximadamente às 16:00 deixar na geladeira e usar somente às 9:00 do dia seguinte, vai funcionar?

Djba disse...

se caso alguma coisa cair na minha solução depois que eu tirei ela do fogo, por exemplo: um fiozinho de tecido só q é muito pequeno quase imperceptível, isso afetará a minha solução?

Bruno disse...

depois que o acetato de sodio esta resolidificado eh possivel diluilo novamente??? colocando em agua fervente ou algo parecido...

Alcione Torres disse...

Sim. O acetato de sódio só recristaliza, não muda o que ele é. É só dissolver de novo.

Raissa disse...

eu comprei o acetato de sódio em um laboratório químico.

Gustavo disse...

oo galerinha o negocio é o seguinte é chato ficar testando soluto / solvente ... eu testei varias veses e na ultima ves deu certo , ja tava puto e jgei acetato pra kacete
quase umas 380 gramas por uns 100 a 200 ml de agua e no final deu certo... espero ter ajudado.

Eduardo disse...

Eduardo disse...
oi, eu queria saber se o acetato de sódio vira sólido porque eu toquei nele ou porque ele sofreu uma pertubaçao? Nesse caso, nao dá para levar á escola e apresentar , pois irá se movimentar e solidificar no meio do caminho...
Por favor me de essa resposta... dá pra levar pra escola ou não?Obrigado

Alcione Torres disse...

Qualquer perturbação pode fazê-lo recristalizar: um toque ou um esbarrão ou o balançar do frasco enquanto você caminha com ele.
Então, não dá pra fazer em casa e levar pra escola. O ideal é fazer na escola mesmo, se for possível.

Arielson disse...

Olá, gostaria de saber se usando esse tipo de acetato ira funcionar...
Acetato de Sodio 3H2O P.A.-A.C.S.

obrigado.

Alcione Torres disse...

Arielson, esse acetato que você citou é hidratado. Como você fará a dissolução do sal em água, não tem problema nenhum utilizá-lo. Você só tem que ir testando para encontrar a quantidade certa de sal a ser utilizado.

Loira disse...

Oii :D
Eu fiz tudo certinho, mas sempre fica um liquido meio amarelinho, voce pode me informar por que fica assim,meio amarelo?
Ooobrigadin *-*

Alcione Torres disse...

Devem ser impurezas do sal.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Pessoal bom dia, gostaria de fazer algumas observações necessárias:
*A dissolução não precisa necessariamente chegar ao estado de ebulição, pois, o acetato presente pode se degradar;
*Por se tratar de uma solução instável é necessário cuidados no manuseio, como por exemplo, fechar ermeticameente o recipiente em caso de demonstração como experiência;
*Acetato geralmente é encontrado nas formas Anidro ou tri-hidratado, a diferença seria necessariamente na presença de água, que influenciara na quantidade de água para à dissolução, já em termos analíticos a relação do acetato hidratado é geralmente 1 para 3 ...

Unknown disse...

eu cheguei a fazer em casa e deu certo, mais tenho uma dúvida de que se eu não quiser mais posso jogar fora normalmente (até se estiver em estado congelado) e se ele é perigoso? No caso do perigoso quero saber se ha algum risco a saúde que possa levar a morte.

Unknown disse...

Se eu usar o acetato de sódio para fazer experiencias em um copo ou um prato depois posso usar o copo ou o prato normalmente?

Alcione Torres disse...

Lary, não é perigoso não. Pode lavar o copo e usar de novo. Não tem riscos à saúde, nem de morte.

Ana Facchinato disse...

Oi Alcione!
Tinha um daqueles aquecedores portáteis tipo de mamadeira e estava fervendo ele para voltar a usar é ele estourou... O líquido foi pela minha cozinha toda, caiu no fogão, nos pratos, na minha pele e na minha roupa... Tem algum problema? É inflamável? Corro riscos?
Obrigada
Ana

Alcione Torres disse...

Ana, não é tóxico, não é inflamável. Você não corre riscos.

Anônimo disse...

Que ridiculo, tentei abrir o video. Porem o video e PRIVADO.

Alcione Torres disse...

Julio Cezar, o vídeo não foi colocado como privado por mim e sim por quem publicou no YouTube. Quando coloquei aqui funcionava normalmente. Procurei outro vídeo e coloquei no lugar do que não estava funcionando. Espero que agora consiga ver e fique mais calmo.

Veja também: