4 de abril de 2020

Podcasts sobre Ciência - Parte 1



Se você nunca ouviu um podcast, você pelo menos já deve ter ouvido falar sobre podcasts. Eles já foram muito populares na internet em meados dos anos 2000 e, após um período de queda na popularidade, voltaram a ter notoriedade após a utilização dessas mídias por grandes redes de TV e portais de comunicação.

Mas o que é um podcast? A palavra é uma junção de POD (Personal on Demand), originada de iPod, e BROADCAST (Radiodifusão). Trata-se de um arquivo digital de áudio, transmitido pela internet e com conteúdo variado, geralmente com a finalidade de transmitir informações.

Para conhecer mais sobre a história do podcasting clique aqui.

Onde é possível escutar um podcast? Em plataformas e aplicativos de música como Spotify e Deezer, por exemplo, mas também em sites dos próprios projetos de elaboração dos programas exibidos.

E qual a vantagem dos podcasts em relação aos vídeos e aos textos escritos? Assim como como acontece com um programa de rádio, você pode ouvir um podcast enquanto dirige seu carro, enquanto cozinha, enquanto hidrata o cabelo (meu momento preferido para ouvir podcasts!), enfim, pode articular uma atividade paralela enquanto se informa, algo que pode resolver seus problemas de gestão de tempo com o acúmulo das tarefas diárias.

Existem vários podcasts de ciência que podem te ajudar a obter informações sobre os mais variados assuntos. Vou indicar para vocês aqui os que costumo ouvir. Neste post, trago 6 podcasts e farei outro post com mais 6 posteriormente. Se quiserem sugerir outros fiquem à vontade para mandar seus comentários, pois terei o maior prazer em conhecer.




Podcast de um projeto de divulgação científica feito por biólogos que buscam discutir temas que sejam transversais à ciência, levando em conta sua influência e importância na sociedade.




Podcast do projeto de divulgação científica que reúne biólogos, químicos, físicos e diversas outras áreas, e produz, além dos arquivos de áudio, vídeos no YouTube e tirinhas sobre ciência.



É um podcast de jornalismo e divulgação científica produzido pelos alunos dos cursos de Especialização em Jornalismo Científico e Mestrado em Divulgação Científica e Cultural do Labjor (Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo), do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri), da Unicamp, em parceria com a Rádio Unicamp.




O podcast reúne escritores, podcasters e notícias sobre o mundo da ciência, tecnologia, games e entretenimento.


Podcast do Químico Cômico que traz novidades da química e ciências, temas do cotidiano, bate-papo descontraído, conversas sobre experiências na vida acadêmica.

Um podcast da UFRGS que explica como funciona a ciência, discute sobre pseudociências e sobre  como a ciência faz parte do nosso dia-a-dia.

🏃🏻‍♀️Siga @ensinodequimica no Instagram para ver mais!


➕ Cursos online e outros recursos:

Descomplica BNCC: https://hotm.art/ILtSQtr

Química divertida: matéria e energia com criatividade: https://hotm.art/B5sJtKWh

Recursos para aulas online: https://hotm.art/OZiMyRvp


Nenhum comentário:

Veja também: