31 de maio de 2010

Desespero de quem faz pós-graduação!

Recebi isso de um amigo e achei muito interessante, pois todos que fizemos mestrado, doutorado, já passamos por pelo menos uma dessas situações com pessoas que não sabem direito, ou sequer têm ideia, do que é uma pós-graduação! Infelizmente não sei quem é o autor. ---------------------------------------------------
Desespero de mestrandos e doutorandos!
- E aí, o que você faz?
- Faço pós-graduação. - Sim, mas no quê você trabalha?
- Faço minha pesquisa de pós-graduação.
- Ah, então você é apenas estudante, ainda não trabalha… (com ar de admiração)
- Sim, mas tenho bolsa, e a bolsa...
- A bolsa é para não pagar a mensalidade, né? Tenho um amigo/tio/irmã o-do-primo- do-vizinho que também ganhava bolsa, conseguiu 50% de desconto.
- Não, não é esse tipo de bo…
- Ele(a) está quase terminando a pós. Depois, vai fazer mestrado. Mas antes, a especialização.
- Mas é que eu faço… mestrado/doutorado - Mas e a pós, é apenas nos finais de semana, não é mesmo? E o quê você faz durante todo o resto do tempo?
- …
***
Chega aquele parente que você não vê há tempos:
- E aí, como vão as coisas?
- Tudo bem. Ufa (ar de alívio), estou quase terminando a pós (mestrado/doutorado )
- Mas então, você ainda não trabalha?
- Bem… estou fazendo minha pesquisa da pós, super-ocupado agora que estou no final e…
- Mas e o resto do tempo (referindo-se à semana, aos dias úteis), o que você faz?
- …
***
Um amigo liga:
- E aí cara, vamos sair?
- Cara, hoje não posso, estou super-atarefado com a pesquisa.
- Ei, mas hoje é sábado.
- Sim, mas estou apertado.
- Duvido que você esteja apertado e não tenha 2 horas para sair. (com ar de indignação)
- Pior é que estou, tenho que terminar uma tarefa para a semana que vem, e já estou há duas semanas fazendo isso, sem folga nem nos fins de…
- Ah, entendo (com ar de ceticismo e desaprovação). Também vivo ocupado. - Então, que bom que compreende.
- Mas todos nós temos os nossos problemas. Os seus não são justificativa para não vir, e (…)
- …
***
E têm aqueles que, pelo simples fato de para eles "não trabalhar" (com muitas aspas!), o bolsista só poderia ser um vagabundo: (…)
- Então você ainda não trabalha?
- É que faço pós, e…
- Tá, mas que pós você faz?
- Faço mestrado/ou/doutorado em…
- Ei, espera aí, você disse que fazia pós.
- Sim, faço mestrado/ou/doutorado.
- Não, primeiro vem a pós, depois a especialização, depois o mestrado e então o doutorado. - Sim, mas existe uma diferença, a pós stricto sensu, e a lato sensu. "Pós" é tudo isso junto, e faço mestrado/ou/ doutorado.
- Nunca ouvi falar disso, acho que não é bem assim. Mas então você faz mestrado/ou/doutorado…
- Sim.
- É, mas ainda tem que fazer MBA. É o último nome em negócios, bem melhor do que pós… - …
Variação I:
- Ah, entendi, você faz mestrado/ou/doutorado. Tenho um amigo/tio/irmã o-do-primo- do-vizinho que fez mais ainda: fez PhD. ("Philosophy Doctor", que corresponde ao título de Doutor no Brasil)
- …
Variação II:
- É, tenho um amigo/tio/irmã o-do-primo- do-vizinho que também faz pós, e ainda trabalha.
- …
***
- Ah, então você faz pós? Também fiz pós, mas já terminei. - O que você fez? - Fiz ASDFPQPIURUIR na Uni-Esquina, e APDOFDUR, na Fa-Cil. - Hmmm.
- Os professores de lá são super-renomados. São melhores que os das estaduais/federais. O curso é relâmpago, último nome em educação empresarial. E ainda os preços são super-baixos.
- O.o
- Você faz federal, né? Mas vai nessa, continua se dedicando que um dia você chega lá.
- Hum… Obrigado.
- Mas e aí, você trabalha?
Ô vida difícil!!

15 comentários:

Danilo Ramos disse...

hihihi hilário, bom post !

Unknown disse...

Foda é que o que mais tem é gente assim...

É difícil para as pessoas aceitar que vc está sendo pago para estudar. Ou melhor, produzir conhecimento.

Pra ignorancia geral, vc só deve ser pago para ser vendedor, faxineiro, motorista de onibus, caixa de banco...

E é isso mesmo.

se bem q em cursos de especialização, a grana sai do seu bolso, e não é nem um pouco suave

Parabens pelo ótimo texto. Como disse um aí, só sabe dessas coisas quem passa ou já passou por isso.

Abraços

Daniel
www.ideiascorporativas.wordpress.com

Anônimo disse...

Quem estuda passa por essa situação.

Mas vale a pena.

Legal!

Hysteria Project disse...

kk
sakei
mas pior q até no Ensino médio tá assim... parece que nao tenho direito de estudar o resto do dia Oo

Fábio Flora disse...

Poucas pessoas entendem essa vidinha acadêmica, com mestrados, doutorados, agências de fomento, bolas, pesquisas... O chato é ter que explicar tudo para os parentes e amigos desavisados. Abraços e sucesso com o blog!

joão victor borges disse...

parabens pela coragem de persistir tanto tempo com a química. tem mesmo é que ter dom! ;)

http://anpulheta.blogspot.com

Inez disse...

KKKKKKKKKKKKKK Essa é a mais pura verdade é assim mesmo a maioria das pessoas nem imaginam o que é fazer uma pós graduação Mestrado/Doutorado.

Fabrício Bezerra disse...

Muito engraçado.Eu agora entendi direito o que é pós graduação

Alcione Torres disse...

Que bom! Objetivo atingido com pelo menos uma pessoa! hehehe

Ale disse...

E outra que ouvi:
"Ah, vc é professora? E onde vc trabalha?"
" na UF..."
"E você só trabalha lá? "
"Só, sou servidora em regime de dedicação exclusiva"

"Ô,que moleza, né?

----

Alcione Torres disse...

Essa foi demais! hehehe

Anônimo disse...

Recomendarei o texto a uma amiga que fará mestrado. rs

Arte&Reciclagem, ReceitasSaúde e ReciclagemdasLetras disse...

HAHAHAHAHAHAHA Sei como é...e tem uns q ainda perguntam pq a gente se mata de estudar, se tem gente q "compra a tese". É o fim...

Unknown disse...

Visitei seu blog,achei o máximo.Sou professora de Química,também tenho um blog educacional.www.escoladoaprender.blogspot.com

Jamile disse...

Tenho 16, estou no inicio do curso de lic. em quim. e ja agem assim comigo, imagina quando chegar a pós... Melhor não sofrer (:D) por antecipação.

Veja também: