14 de agosto de 2008

Quem não ama nitrogênio líquido?

Sabemos que é impossível se fazer experimentos utilizando nitrogênio líquido nas escolas. Mas algumas demonstrações são bem interessantes e podem servir para trabalhar vários assuntos. Abaixo estão 3 vídeos com demonstrações utilizando nitrogênio líquido. Seus alunos irão gostar, com certeza!
O nitrogênio é um gás à temperatura ambiente e só se torna líquido a uma temperatura de aproximadamente -196ºC. Por causa dessa característica, é possível se obter os efeitos que aparecem nos vídeos.
Nos três vídeos vemos o que acontece quando aumentamos bruscamente a temperatura do nitrogênio líquido. No primeiro, o nitrogênio é jogado diretamente na piscina, passando ao estado gasoso rapidamente, provocando aquele efeito como se a água da piscina estivesse fervendo. No segundo, o mesmo acontece, mas o nitrogênio está dentro de uma garrafa pet. Com a mudança de estado, a pressão aumenta muito na parte interna e provoca o estouro da garrafa. No terceiro, uma bolinha de Ping Pong é imersa em nitrogênio líquido e colocada sobre uma superfície lisa (mesa) numa posição e depois virada. Por causa da baixa temperatura, o atrito entre a bolinha e a superfície da mesa é muito baixo. Com a mudança de posição, a bolinha começa a girar e não pára tão cedo, por causa do baixo atrito e também por causa da evaporação do nitrogênio, que dá impulso para que a bolinha continue girando, até que todo o nitrogênio passe para a fase gasosa.

Um comentário:

Edegard disse...

Nunca tinha visto estas experiências..muito interessante.
Parabéns pelo blog
Edegard +Amigo

Veja também: