13 de outubro de 2021

Filme "Perdido em Marte" no ensino de Química

perdido em marte

Sempre que assisto a um filme que envolve muitos conceitos científicos fico pensando no seu potencial para o ensino de Química e Ciências como um todo. E Perdido em Marte foi um dos filmes que assisti e me fez pensar no quanto de Química está envolvido e como é possível utilizá-lo como recurso em sala de aula.

Matt Damon interpreta um astronauta de uma missão em Marte quando acontece um evento climático e sua nave parte deixando-o para trás. Aí começa sua luta para sobreviver até que ele consiga avisar que está vivo e venham lhe buscar. Em suas contas isso irá demorar 4 anos e ele precisa utilizar todos os seus conhecimentos científicos para se manter vivo até lá!

Além de todo o restante da ciência que é retratada no filme, chamo atenção para as cenas em que ele precisa cultivar comida, já que seu estoque só duraria um mês. Como é Botânico, ele tem conhecimentos para conseguir esse feito e passa a utilizar os recursos que tem para transformar as poucas batatas que tinha em uma plantação.

Ele utiliza o solo marciano misturado a fezes dele e dos companheiros que foram embora de Marte. Mas ainda necessitava de água. Então ele consegue fabricar oxigênio e hidrogênio e fazer com que haja a reação entre esses dois gases para formar a água que irá irrigar sua plantação. E ele consegue cultivar as batatas!

Bom, não vou dar mais espoilers aqui, mas o que quero mostrar é que esse filme tem um grande potencial para ser utilizado em aulas de Química (bem como de Biologia, Física, etc.) e ajudar os alunos a compreenderem conceitos cruciais para o aprendizado desta ciência. Pode ser usado como atividade em uma Sequência Didática, em um WebQuest, durante uma aula presencial, enfim, em qualquer situação em que você, professor, acredite que possa aproveitar os conceitos científicos explorados. E apesar de alguns especialistas terem feito críticas à apresentação de determinados conceitos, fenômenos ou soluções de problemas, não desmerece o filme.

Se você ainda não assistiu Perdido em Marte, assista e busque por outros conceitos científicos que você pode explorar em sala de aula! Garanto que irá gostar muito! 

Ah, e tem o livro também!

 

🏃🏻‍♀️Siga @ensinodequimica no Instagram para ver mais!

 

➕ Livros sobre o tema:

 

Nenhum comentário:

Veja também: