23 de novembro de 2021

Desafios de Química: uma atividade para gamificação do ensino

Você já deve ter ouvido falar em gamificação, não é? Nada mais é do que a utilização de técnicas comuns aos games a situações de não jogo. Ou seja, uma ou mais características que aparecem em jogos é adaptada para um outro contexto, com o intuito de motivar ou tornar uma tarefa mais prazerosa.

Elementos como narrativas, desafios e prêmios são utilizados em diferentes contextos, sempre com o buscando obter mais engajamento do público alvo. O mercado usa gamificação para vender e fidelizar clientes; aplicativos usam a gamificação para manter usuários ativos; empresas usam gamificação para treinar e aumentar a produtividade de seus funcionários. Tudo isso sempre focado em técnicas que despertem nas pessoas o desejo de continuar realizando determinadas ações.

Por isso a gamificação tem sido aplicada a situações em sala de aula. Veja que não é preciso necessariamente usar um jogo, nem é preciso necessariamente usar ferramentas das TIC para gamificar sua aula. Somente é necessário que você compreenda o uso da técnica e de seus elementos para tornar as atividades de sua disciplina mais atraentes para os alunos.

Há vários anos eu criei um site chamado Desafios de Química, a partir de uma ideia passada para mim por um colega que conheci nas redes sociais. Trata-se de um site com perguntas nas quais as respostas serão o endereço das questões posteriores. Isso faz com que a pessoa precise acertar a questão para ter acesso à próxima. Ficou confuso(a)? Eu explico!

Usei o Google Sites para criar os desafios. Nessa plataforma, você cria seu site de forma muito simples e as páginas são totalmente editáveis, inclusive o endereço delas. Portanto, eu ia crio a primeira pergunta com um endereço que me ajude a identificar o início de uma fase. A partir daí, eu edito o endereço de cada página posterior com a resposta da pergunta anterior. Exemplo: se a resposta da pergunta 01 for METAIS, para criar a próxima pergunta, eu preciso editar o endereço da página da pergunta 02 colocando a palavra METAIS na parte editável do endereço dela. Assim, quando a pessoa que estiver respondendo, ela precisa colocar exatamente aquela palavra para ter acesso à próxima pergunta.

É uma atividade muito simples, mas que pode ser adaptada para diversas situações, vai depender da necessidade e da criatividade de cada professor. E quando criei o Desafios de Química eu não fazia ideia do que era gamificação e que estava utilizando alguns dos seus elementos como progressão, desafios, vitórias, conteúdos desbloqueáveis, etc. Somente quando fiz um curso online sobre a técnica que descobri o que eu tinha feito. rsrs

Convido você a conhecer o site para entender melhor como funciona. Não reparem sua simplicidade, foi algo que fiz de forma totalmente intuitiva e nunca o atualizei. Inclusive não terminei de construir, pois na época em que comecei a criá-lo estava desempregada e logo depois acabei passando no concurso para lecionar na universidade e não tive mais tempo de mexer com ele. Acabo utilizando mesmo como exemplo para mostrar a meus alunos como criar um tipo de atividade gamificada.

Clique aqui ou na aba superior do blog para acessar o site. Espero que, de alguma forma, seja útil para você!

 

🏃🏻‍♀️Siga @ensinodequimica no Instagram para ver mais!

 

➕ Livros sobre o tema:

Nenhum comentário:

Veja também: