Este início de semana foi marcado pela notícia da explosão de grandes proporções no porto de Beirute, uma tragédia que nos deixou comovidos e impressionados.
Recebemos vários vídeos pelo WhatsApp, vimos várias notícias na internet e só neste momento muitos descobriram os perigos do nitrato de amônio, o principal suspeito de ter causado esta grande destruição. O sal inorgânico, de fórmula NH4NO3, é comumente usado como fertilizante. Aí muita gente se perguntou (inclusive recebi mensagens de amigos a respeito): mas como um fertilizante, algo aparentemente inofensivo, pode causar tanto estrago? É nessas horas que muitas pessoas acabam descobrindo que o conhecimento sobre Química é algo importantíssimo na sociedade. Ou, pelo menos, é um bom momento para fazermos as pessoas compreenderem isso!
Quando armazenado de forma inadequada, o nitrato de amônio pode ser muito perigoso. Se exposto a altas temperaturas, pode se decompor, gerando gases que se expandem e causam a explosão como a que vimos no acidente em questão.
Um "pequeno" detalhe que faz a diferença: conhecer a substância com a qual está lidando é essencial para a sua segurança e das pessoas ao redor.
Professores e divulgadores da Ciência devem utilizar esse acontecimento para ajudar não só no aprendizado a respeito da Química por trás da explosão, mas também na valorização do conhecimento científico para nossa sociedade. Estamos vivendo tempos sombrios, em que as pessoas rejeitam a Ciência e acolhem facilmente fake news e pseudociência. Precisamos atuar fortemente na educação científica para a vida, não só para a aprovação em provas e exames.
🏃🏻♀️Siga @ensinodequimica no Instagram para ver mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário