29 de março de 2008

Roteiro para relatório de aula prática


Roteiro para elaboração de relatório de aula prática



TÍTULO: Frase sucinta que indica o principal objetivo da experiência.

RESUMO: Texto de no máximo cinco linhas descrevendo tudo o que foi feito, inclusive os resultados alcançados.

INTRODUÇÃO: Descrição de toda teoria necessária ao entendimento da prática e da discussão dos resultados. Deve ser uma síntese dos vários livros consultados. Ao final da introdução, como último parágrafo, vem o objetivo do trabalho.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL: Descrever o procedimento experimental, ressaltando os principais materiais e equipamentos utilizados.

RESULTADOS: Consiste na apresentação de todos os dados colhidos em laboratório ou dos calculados decorrentes dos dados. Devem ser apresentados na forma de tabelas, gráficos, etc., de modo a comunicar melhor a mensagem.

DISCUSSÃO: Discutir os dados obtidos à luz da teoria exposta e comparar com os dados da literatura. Quando da síntese de produtos, deve-se comparar os dados físicos obtidos com os da literatura.

Obs.: Estes dois itens podem ser agrupados em um único item: RESULTADOS E DISCUSSÃO.

CONCLUSÃO: Síntese pessoal sobre as conclusões alcançadas com o seu trabalho. Enumere os resultados mais significativos do trabalho. Não deve apresentar nenhuma conclusão que não seja fruto da discussão.

REFERÊNCIAS: Livros, sites e artigos usados para escrever o relatório, devem ser citados. Usar as normas da ABNT. Caso utilize algum material para estudo e entendimento da aula prática que não seja necessário ser citado no texto, coloque logo após as referências e chame de BIBLIOGRAFIA CONSULTADA.

ANEXOS (Opcional): Outras informações relevantes que possam ilustrar alguma observação ou declaração contida no texto.



P.S.: Esse roteiro é utilizado por alunos de graduação. Para alunos de Ensino Básico, o professor pode fazer adequações e usá-lo da forma que achar melhor.





Um comentário:

Prof. João Neto disse...

Valeu pela iniciativa!!
parabéns!!

Veja também: