12 de maio de 2020

Conhecimento científico e fake news

Olá, pessoas! Vamos falar um pouco hoje sobre a problemática das fake news e das propagandas que se utilizam da linguagem da ciência para vender ilusões.

Estava assistindo ontem ao primeiro dia de Pinf of Science Online e a palestrante foi a profa. Natalia Pasternak, ex diretora brasileira do Pint of Science e presidente do Instituto Questão de Ciência, voltado para a defesa do uso das evidências científicas nas políticas públicas. Ela falava sobre fake news e seus impactos na sociedade. Tudo o que ela falou me "incomodou" tanto que resolvi escrever esse post aqui no blog.

É inacreditável a que ponto de desinformação e de invenção/divulgação de fatos enganosos chegamos! Como cientistas/professores de ciências, ignoramos por muitos anos o tanto de danos que esse tipo de prática pode causar, fomos deixando passar. Inocentes, acreditamos que um embuste pra vender produto aqui, outro pra vender cura milagrosa ali, não valia o emprego de nossas energias. Afinal de contas, com pesquisas para dar conta, artigos para escrever, aulas para preparar, quem vai se importar se estão dizendo por aí que cosmético com DNA vegetal é o que você deve usar para obter os melhores resultados?

Mas aí a coisa começou a ficar séria e percebemos que estávamos sendo inundados por ideias terraplanistas, movimentos antivacina, crença na cura do câncer com a alcalinização do corpo, entre outras. Como chegamos a isso? Porque as pessoas preferem acreditar numa pessoa que faz um vídeo com teorias da conspiração e curas milagrosas do que nos cientistas?

O fato é que as fake news contam histórias que as pessoas querem ouvir. Torna fácil a resolução de situações complexas. Um exemplo disso é a situação que estamos vivendo agora com a pandemia causada pela Covid-19. Avalie o que é mais fácil para as pessoas assimilarem: a necessidade de distanciamento social e a possibilidade de termos que conviver com esta situação um tempo maior do que esperávamos ou a ideia de que estão inventando tudo isso e criando terrorismo para fins políticos? É muito mais reconfortante acreditar que tudo não passa de exagero e que não é necessário ter todos esses cuidados, pois se afastar das pessoas que ama, surtar com as duras medidas de higiene, ficar impossibilitado de socializar é muito doloroso. É mais fácil aceitar que água quente com limão e bicarbonato mata o vírus do que que é preciso empenhar esforços para barrar a proliferação da doença e aguardar a ciência fazer seu trabalho.

O cientista não traz soluções simples, traz soluções exaustivamente testadas e aprovadas pelo método científico, o que pode ser complexo e demorado. E, mais importante nesse caso, geralmente traz de uma forma que as pessoas de fora da academia não compreendem. A forma que o cientista comunica seus resultados de pesquisa e o impacto disso na sociedade pode ser muito complicado de entender se o pesquisador não se preocupa com a linguagem que está usando nessa comunicação. O cientista precisa empreender esforços em divulgação científica para engajar mais a sociedade em suas demandas e resultados.

E quanto aos professores de ciências? A ênfase maior nos conceitos científicos e muito menor no que esses conceitos interferem na nossa vida, torna a ciência algo que o estudante não reconhece como parte importante de sua existência no mundo e na sociedade. Isso facilita a assimilação de informações duvidosas, ilusórias, já que são histórias contadas de forma mais palatável, com soluções mais confortáveis. A educação precisa entender sua importância nesse cenário e ajudar a mudar a forma como a sociedade se relaciona com o conhecimento científico. Como dizia Paulo Freire, "se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda".


Precisamos encontrar meios de atuar na retomada da confiança das pessoas na ciência e no combate ao uso de falácias para a manipulação de opiniões e decisões, sejam elas políticas, econômicas, sociais ou ambientais.

Veja abaixo a palestra que a profa. Natalia apresentou no TEDxUSP e perceba como esse problema precisa ser debatido e o conhecimento científico precisa ser utilizado no combate às trapaças criadas por quem manipula a mente dos cidadãos para obter vantagens.

Se você deseja ver a palestra da profa. Natalia no Pint of Science Online, clique aqui.

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