17 de dezembro de 2013

Química 3D


http://www.quimica3d.com/indexBR.php

Sabe aquele momento em que você explica algo ao aluno e ele fica tentando criar uma imagem em sua cabeça para entender o fenômeno? Nem sempre este aluno possui a capacidade de abstração necessária para tal e, em diversos casos, mesmo aqueles que têm essa capacidade mais desenvolvida, sentem dificuldade em "visualizar" determinados modelos e reações. Mesmo que você use uma imagem de um livro, ou da internet, aquele modelo em duas dimensões não dá ao aluno as ferramentas necessárias para a compreensão do que você quer passar.

Foi pensando nisso que o engenheiro elétrico Manuel Moreira Baptista desenvolveu um estudo, para sua tese de doutorado, criando animações 3D para serem utilizadas no ensino da Química. São abordados diversos assuntos, dentre eles Teoria do Orbital Molecular, Estruturas Cristalinas, Distribuição Eletrônica, Hibridização, etc.

O trabalho de Manuel Moreira tem tido bastante repercussão no meio educacional de vários países, com pessoas de todas as idades.

O melhor de tudo é que é possível fazer o download das animações no site http://www.quimica3d.com. O site possui duas opções de linguagem: português e inglês.

O que você está esperando para conhecer esse projeto? Vá lá, use as animações depois voltem aqui para nos contar como foi!


3 comentários:

Anônimo disse...

Excelente site, professora! Obrigado pela indicação. Gostaria de fazer um pergunta para a senhora, espero que possa me ajudar.

Eu gostaria de lhe fazer uma pergunta sobre a química, sobre a estrutura do DNA, para ser mais especifica. Se você puder me responder ficarei muito grata.

Na imagem do link abaixo da estrutura do DNA podemos ver dois oxigênios nas extremidades da estrutura. Aqueles que são ligadas apenas com o fósforo. Bem, eu li em um forum em inglês que é possível substituir um desses oxigênios por qualquer elemento químico, especialmente pelo átomo de carbono formando um metano e resultando em um Metilfosfonato.

Depois de ler isso, eu fiquei me perguntando se é possível substituir um ou ambos átomos de oxigênio por um elemento de metal? Já pesquisei bastante na internet e vi que não há referência sobre esse tipo de reação. Acredito que seria algo teórico.
Se for possível, como essa reação poderia ser feita?

http://postimg.org/image/rb8f3bv9v/
Muito obrigado!

criacao de sites disse...

É a tecnologia ajudando no ensino.

ganhar curtidas facebook disse...

adorei o blog, muito bom esse post, vou visitar sempre !

Veja também: