30 de novembro de 2021

Ciência na UESB divulga pesquisas científicas do sudoeste da Bahia

 

uesb

Vocês já sabem que leciono na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Jequié, não é? Pois bem, há tempos venho trabalhando com divulgação científica e percebia o quanto a UESB precisava dar mais atenção às pesquisas que são desenvolvidas por seus estudantes, técnicos e professores, no sentido de levar seus resultados para fora dos muros acadêmicos.

Com a pandemia, veio à tona o problema da falta de popularização dos conhecimentos científicos e como isso interfere no dia-a-dia da população, nas tomadas de decisão e na manutenção da saúde coletiva. Assim, no início de 2021, a UESB começou a dar mais visibilidade aos estudos e reflexões da sua comunidade científica e este mês criou o site Ciência na UESB, dedicado exclusivamente à difusão dos resultados de pesquisas oriundos de monografias de graduação, dissertações de Mestrado, teses de Doutorado, pesquisas de Iniciação Científica e Tecnológica, estudos de pós-doutorado, etc.

Convido você a visitar o site Ciência na UESB e conhecer o que o sudoeste da Bahia produz em termos de conhecimento científico e sua relação com a comunidade a qual a UESB pertence.

 

🏃🏻‍♀️Siga @ensinodequimica no Instagram para ver mais conteúdos!


23 de novembro de 2021

Desafios de Química: uma atividade para gamificação do ensino

Você já deve ter ouvido falar em gamificação, não é? Nada mais é do que a utilização de técnicas comuns aos games a situações de não jogo. Ou seja, uma ou mais características que aparecem em jogos é adaptada para um outro contexto, com o intuito de motivar ou tornar uma tarefa mais prazerosa.

Elementos como narrativas, desafios e prêmios são utilizados em diferentes contextos, sempre com o buscando obter mais engajamento do público alvo. O mercado usa gamificação para vender e fidelizar clientes; aplicativos usam a gamificação para manter usuários ativos; empresas usam gamificação para treinar e aumentar a produtividade de seus funcionários. Tudo isso sempre focado em técnicas que despertem nas pessoas o desejo de continuar realizando determinadas ações.

Por isso a gamificação tem sido aplicada a situações em sala de aula. Veja que não é preciso necessariamente usar um jogo, nem é preciso necessariamente usar ferramentas das TIC para gamificar sua aula. Somente é necessário que você compreenda o uso da técnica e de seus elementos para tornar as atividades de sua disciplina mais atraentes para os alunos.

Há vários anos eu criei um site chamado Desafios de Química, a partir de uma ideia passada para mim por um colega que conheci nas redes sociais. Trata-se de um site com perguntas nas quais as respostas serão o endereço das questões posteriores. Isso faz com que a pessoa precise acertar a questão para ter acesso à próxima. Ficou confuso(a)? Eu explico!

Usei o Google Sites para criar os desafios. Nessa plataforma, você cria seu site de forma muito simples e as páginas são totalmente editáveis, inclusive o endereço delas. Portanto, eu ia crio a primeira pergunta com um endereço que me ajude a identificar o início de uma fase. A partir daí, eu edito o endereço de cada página posterior com a resposta da pergunta anterior. Exemplo: se a resposta da pergunta 01 for METAIS, para criar a próxima pergunta, eu preciso editar o endereço da página da pergunta 02 colocando a palavra METAIS na parte editável do endereço dela. Assim, quando a pessoa que estiver respondendo, ela precisa colocar exatamente aquela palavra para ter acesso à próxima pergunta.

É uma atividade muito simples, mas que pode ser adaptada para diversas situações, vai depender da necessidade e da criatividade de cada professor. E quando criei o Desafios de Química eu não fazia ideia do que era gamificação e que estava utilizando alguns dos seus elementos como progressão, desafios, vitórias, conteúdos desbloqueáveis, etc. Somente quando fiz um curso online sobre a técnica que descobri o que eu tinha feito. rsrs

Convido você a conhecer o site para entender melhor como funciona. Não reparem sua simplicidade, foi algo que fiz de forma totalmente intuitiva e nunca o atualizei. Inclusive não terminei de construir, pois na época em que comecei a criá-lo estava desempregada e logo depois acabei passando no concurso para lecionar na universidade e não tive mais tempo de mexer com ele. Acabo utilizando mesmo como exemplo para mostrar a meus alunos como criar um tipo de atividade gamificada.

Clique aqui ou na aba superior do blog para acessar o site. Espero que, de alguma forma, seja útil para você!

 

🏃🏻‍♀️Siga @ensinodequimica no Instagram para ver mais!

 

➕ Livros sobre o tema:

Veja também: