7 de dezembro de 2021

Usando o filme "Radioactive" no ensino de Química

radioactive

O professor de Química está sempre atento na busca de recursos e metodologias para a melhoria do seu trabalho em sala de aula, mas os aspectos históricos da construção da ciência às vezes ficam em segundo plano. E qual a importância de abordar esses aspectos históricos no ensino de Química?

Tratar desses aspectos em sala de aula permite ao estudante conhecer o percurso do desenvolvimento dos conhecimentos científicos, o contexto histórico, sua evolução, bem como do reconhecimento dos cientistas que participaram dessa evolução.

O filme Radioactive traz um pouco da história de Marie Curie, cientista que realizou diversos estudos sobre radioatividade, o que lhe rendeu dois prêmios Nobel! Mais do que falar sobre a ciência presente no filme, quero falar aqui sobre a importância de conhecer a cientista Marie Curie, uma mulher brilhante que precisou viver à sombra do seu marido (também brilhante cientista) para conseguir realizar suas pesquisas. Uma mulher que tinha desejos, frustrações e que buscava sempre enfrentar os desafios impostos pela sociedade extremamente machista da época para realizar seus sonhos. Que sofreu com os desafios da maternidade e com as consequências das pesquisas que realizava para a sua saúde.

Radioactive é um filme que pode ser utilizado com estudantes do Ensino Médio para explorar esses aspectos e não só mostrar o contexto da das descobertas sobre radioatividade. É preciso levar para a sala de aula as discussões sobre as mulheres na ciência, sobre os desafios enfrentados pelas cientistas, para que os estudantes vejam além dos postulados, fórmulas e cálculos que definem os conceitos científicos.

É preciso mostrar a cara da ciência e é preciso mostrar onde as mulheres estão inseridas! Uma colega minha diz que não é que tenhamos poucas mulheres fazendo ciência no decorrer da história, é que elas não aparecem nas histórias contadas!

Então, vamos contar essas histórias! Vamos levar isso para o ensino da Química!

 

🏃🏻‍♀️Siga @ensinodequimica no Instagram para ver mais!

 

➕ Livros sobre o tema:

Nenhum comentário:

Veja também: