Contém Química 2: pensar, fazer e aprender pelo método investigativo
Autores: Ana Cláudia Kasseboehmer, Dácio Rodney Hartwig, Luiz Henrique Ferreira
Editora: Pedro & João Editores
Informações: Ainda pesquisamos sobre o fogo no século XXI, pois sempre surgem novas perguntas para cada nova descoberta. Pesquisamos novos combustíveis - biocombustíveis, combustíveis para foguete e para a indústria, etc. - e o fazemos porque a curiosidade sobre a natureza é própria do ser humano. Também nos impulsionam nessa jornada as necessidades criadas pela vida moderna, de conforto, de manutenção de condições ambientais para todas as formas de vida e da nossa própria sobrevivência, como espécie que vence os desafios que lhe foram impostos pela natureza.
Editora: Pedro & João Editores
Informações: Ainda pesquisamos sobre o fogo no século XXI, pois sempre surgem novas perguntas para cada nova descoberta. Pesquisamos novos combustíveis - biocombustíveis, combustíveis para foguete e para a indústria, etc. - e o fazemos porque a curiosidade sobre a natureza é própria do ser humano. Também nos impulsionam nessa jornada as necessidades criadas pela vida moderna, de conforto, de manutenção de condições ambientais para todas as formas de vida e da nossa própria sobrevivência, como espécie que vence os desafios que lhe foram impostos pela natureza.
É
com os objetivos de manter nossas conquistas e de assegurar para as gerações
seguintes a possibilidade de continuar a jornada humana que passamos adiante o
conhecimento acumulado. É com este intuito que também sempre procuramos por
melhores maneiras de ensinar. A metodologia investigativa, como apresentada
nesta obra, é parte do processo que nos faz avançar na busca por melhores
condições de aprendizagem para a geração que nos sucede: nossos próprios
alunos!!!
A
sensação de aprender é uma das mais prazerosas que o ser humano pode
experimentar. Infelizmente estes momentos são raros no ensino de disciplinas
científicas e professores e alunos sabem muito bem disso. Por vezes a
justificativa busca apoio no discurso de que ciências é mesmo difícil, ou que
são os próprios estudantes que não têm interesse em aprender, ou ainda, que são
fatores externos a nós, professores e alunos, que determinam a qualidade do
ensino que praticamos. No entanto, devemos considerar a necessidade e urgência
de nos questionarmos sobre nossas próprias práticas como professores. Se
tivemos alguma dificuldade em aprender ciências e sobre ciências é muito
provável que isto se deve a forma como estes conteúdos nos foram ensinados. Se,
por outro lado, tivemos facilidade em aprender, certamente atribuímos muito
disso a um ou mais professor ou professora que tivemos em nossa caminhada e que
ousaram ensinar de uma forma diferente.
O
domínio da tecnologia do fogo e outras descobertas pré-históricas deram início
a um processo que não termina para a ciência. E não é por acaso!
🏃🏻♀️Siga @ensinodequimica no Instagram para ver mais!
➕ Livros sobre o tema:
🚚 Tenha Frete GRÁTIS, rápido e sem valor mínimo com Amazon Prime: https://amzn.to/36BV9NH
Nenhum comentário:
Postar um comentário