7 de setembro de 2013

Contém Química

 

Contém Química: pensar, fazer e aprender com experimentos


Autores: Luiz Henrique Ferreira, Dácio Rodney Hartwig, Gustavo Bizarria Gibin, Ricardo Castro de Oliveira

Editora: Pedro & João Editores

Informações: Contendo 93 diferentes roteiros de experimentos, sendo alguns inéditos, incluindo uma seção de discussão conceitual e de aplicações do fenômeno em processos tecnológicos e naturais. Os textos trazem ainda curiosidades relacionadas ao fenômeno estudado em cada um dos experimentos.

A experimentação em Química é uma atividade fascinante e possível de ser realizada nos mais diferentes ambientes, além do laboratório. Experimentos bem conduzidos podem proporcionar momentos de muita aprendizagem e de desenvolvimento de importantes habilidades, como adotar procedimentos comuns em investigações científicas, observar, refletir sobre o que se observa, tirar conclusões, relatar os resultados e o mais importante, compreender um pouco mais sobre as leis da natureza e sobre as bases dos processos tecnológicos modernos. Enfim, é possível extrair de um experimento bem conduzido a sensação de que sempre se aprende.

Nesta obra você encontrará diversas atividades que podem ser realizadas com baixo custo e materiais de fácil acesso. Dentre os materiais utilizados estão alguns pouco comuns, como casca de ovo, pão, lata de refrigerante e areia de construção. Os autores tiveram a preocupação com a escolha dos temas de maneira que é possível até mesmo para os iniciantes em Química realizar as 93 atividades experimentais sem a ajuda de pessoas mais experientes. Em Contém Química, você irá encontrar também informações interessantes sobre as aplicações dos conceitos e fenômenos envolvidos em todos os experimentos.

Em muitos dos experimentos são abordados procedimentos científicos importantes, tais como o controle de variáveis e a aplicação de técnicas de caracterização de materiais, substâncias e transformações químicas e avaliação de rendimento de processos de síntese ou de purificação. Os roteiros iniciam sempre com uma questão prévia problematizadora, que tem por objetivo provocar reflexões sobre fenômenos ou processos comuns da Química e que podem ajudar na compreensão sobre o próprio processo de construção do conhecimento.

No item discussão são apresentadas considerações conceituais, sempre buscando associá-las aos processos produtivos, ambientais e econômicos. A forma de tratar o tema, contextualizando o fenômeno ou procedimento, permite ao leitor relacionar as informações apresentadas sob o olhar da Química com outras aplicações e identificar a presença da ciência e da tecnologia em situações reais e relevantes.

A realização dos experimentos, ainda que apenas dos mais simples, ajuda o leitor a confrontar as interpretações de senso comum com aquelas próprias da comunidade científica. Aprender é sempre uma experiência extraordinária, mas aprender por meio da experimentação pode também ser uma forma divertida e prazerosa de aprender a aprender.
 
 
🏃🏻‍♀️Siga @ensinodequimica no Instagram para ver mais!


➕ Livros sobre o tema:


 
 
🚚 Tenha Frete GRÁTIS, rápido e sem valor mínimo com Amazon Prime: https://amzn.to/36BV9NH
 

2 comentários:

DANIELA GONÇALVES OLIVEIRA disse...

Oi!!! Adorei conhecer teu blog!!!! Estou seguindo e linkei ao meu, se puderes fazer o mesmo, ficarei grata!!! Bjão

www.dani-teiadavida.blogspot.com

Unknown disse...

Muito legal seu blog. Dê uma olhada nessa experiência química. http://viverembrasilia.com.br/o-balao-e-a-agulha-experiencias-quimicas/ . Se estiver interessado em parceria entre em contato, estamos interessados.

Veja também: