23 de setembro de 2011

Plantas que diminuem a poluição dentro de casa

Este artigo foi publicado hoje no site do Conselho Regional de Química da 5ª Região e achei muito interessante.

------------------------------------------  

Nove plantas que diminuem a poluição dentro de casa

As vantagens que as plantas de interiores têm sobre as outras são suas adaptações às regiões tropicais, onde crescem sob as sombras de árvores e devem sobreviver em áreas de pouca luz. Elas são ultra-eficientes na captura de luz e consequentemente possuem uma alta taxa de processamento de gases na fotossíntese. Nesses gases estão presentes alguns químicos, como fomaldeído, tricloroetileno e benzeno. 

O formaldeído é um dos compostos orgânicos voláteis, empregado em vários produtos do dia-a-dia, como nos produtos de limpeza, materiais de construção ou tintas. Outra característica do formaldeído é o “cheiro de novo”, como é sentido em carros ou de esmaltes de unha. Ele é prejudicial para a saúde, ocasionando problemas respiratórios. 

Usado principalmente como solvente industrial, o tricloroetileno também está presente em adesivos e líquidos para a remoção de tintas. Já o benzeno está em produtos como gasolina, tintas e solvente e chega até a reduzir o nível de glóbulos brancos no corpo humano. 

Confira plantas que absorvem parte dessas substâncias: 

Azalea 
Combate o formaldeído de fontes como madeira compensada ou espumas isolantes, além de camuflar o odor forte do amoníaco. 

Babosa 
Ajuda e eliminar o benzeno e o formaldeído, sendo conhecida principalmente pela utilização do gela da sua folha em tratamentos estéticos. 

Clorofito 
Combate o benzeno, o formaldeído, o monóxido de carbono e o xileno, comum em solventes e outros produtos químicos. 

Crisântemo 
As flores são ótimas para eliminar o benzeno. 

Gérbera 
Remove o tricloroetileno, substância cancerígena usada como solvente em processos lavagem a seco. Também reduz a concentração do benzeno, que está relacionado à leucemia. 

Hera 
Segundo alguns estudos, ela reduz a concentração de partículas de material fecal e de mofo presentes no ar. É importante lembrar que suas folhas são tóxicas, sendo importante deixar vasos fora do alcance de crianças e animais. 

Jiboia 
Combate o formaldeído e exige pouca luz para se manter.

Lírio-amarelo 
Absorve o monóxido de carbono em grande quantidade, gás tóxico que pode alterar a pressão sanguínea e causar sensação de sufocamento.  

Lírio da Paz 
Os lírios da paz são eficientes na eliminação dos três gases voláteis mais comuns (formaldeído, benzeno e tricloroetileno) além do tolueno e xileno. 

Matéria original aqui

3 comentários:

colunas para HPLC disse...

Nossa super interessante, além de embelezar o ambiente ainda tem essa função purificadora!

Marga Carvalho disse...

Valeu pela dica, Alcione! Vou compartilhar estas informações sobre as plantas!

Sandra Silva Moura disse...

Sou aluna de Biologia da UNICAMP, tenho uma floricultura em Campinas e adorei as dicas. Valeu, Sandra Silva Moura

Veja também: