30 de março de 2011

Ciência Nua e Crua


Quem assiste à TV Escola e gosta de Ciência já deve ter-se deliciado com os episódios da série Ciência Nua e Crua (Rough Science), na qual cientistas de diversas áreas do conhecimento são levados a lugares com pouca estrutura e recebem tarefas para serem executadas em 3 dias.

Pode parecer inacreditável à primeira vista, mas o que eles fazem é simplesmente aplicar seus conhecimentos científicos a problemas do cotidiano. Esses conhecimentos são utilizados tanto no desenvolvimento das tarefas quanto na improvisação que os cientistas precisam fazer, improvisação que vai desde  o início da tarefa até a resolução de problemas de planejamento ou de aquisição de materiais.

No site da TV Escola é possível assistir aos espisódios e ter acesso ao material que explica como utilizar os vídeos em sala de aula. Acesse os vídeos da série clicando aqui e faça o download do material de apoio na página de cada episódio. Para assistir aos vídeos é necessário se cadastrar.

Cada vídeo dura em média 30 minutos.

Abaixo um dos episódios da série (dividido em 2 partes), com o título de Limpeza. Neste episódio, os cientistas precisam desenvolver produtos de higiene pessoal para serem usados no terceiro dia.

Muita Química envolvida e muito o que se discutir com os alunos! Clique aqui e faça o download do material de apoio para este vídeo.

Ou, para quem quiser ir mais longe, que tal propor uma atividade parecida com seus alunos de Ensino Médio? Se fizerem, não deixem de vir aqui me contar!
 
Atualização em 24/03/2022: Mesmo o material não estando mais disponível no site da TV Escola, os episódios podem ser vistos no YouTube.





2 comentários:

cursinho disse...

Nossa gostei, obrigada pela dica!

Colégio Ensino Médio Oficina disse...

Muito bom! Excelente dica!

Veja também: