4 de abril de 2010

Revista Aula Aberta


A Scientific American lançou recentemente a revista Aula Aberta, com reprodução de artigos publicados pela revista Scientific American Brasil e orientações para os professores das áreas de Química, Física, Biologia e Matemática utilizarem o conteúdo em suas aulas.

Uma proposta muito interessante, pois cada artigo é acompanhado de hipertextos para o uso em sala de aula, explicações sobre os conceitos envolvidos, planos de aula, leitura complementar e propostas de atividades.

O número 01 da revista foi lançado em 2009 e trouxe como proposta de trabalho para a Química "O segredo das bolhas de champanhe", abordando conceitos como: dissolução de gases, pressão, Lei de Henry, forças de Van der Waals e fermentação. Acessando o site da editora é possível encontrar este exemplar.

O que está me intrigando bastante é o fato de que a própria editora não parece estar muito interessada em divulgar a revista, em oferecê-la aos professores, pois o segundo número já saiu e não se encontra disponível para venda. Quem tem acesso ao site Moderna Plus pode conferir todo o conteúdo da revista, mas é só! Se você quiser comprar não encontra. Além disso a editora não respondeu os e-mails que enviei pedindo informações sobre a periodicidade da revista e assinatura.

Nesse número 02 o tema tratado é a maior fonte de água tratada do mundo que é a estação de tratamento de Nova Iguaçu (RJ). O texto traz orientações de como trabalhar a concientização ambiental dos alunos na abordagem de conceitos como: misturas, métodos de separação, funções inorgânicas, reações química, equilíbrio químico e soluções.

UPDATE (05/04/2010)

Hoje cedo recebi o e-mail de um rapaz da Moderna Plus, o mesmo que me avisou sobre a publicação da edição número 02 da revista.

Após ler este post ele achou por bem fazer alguns esclarecimentos. Segue a mensagem:

Cara professora Alcione,

Tive a oportunidade de ler o post sobre a revista no seu blog e gostaria de esclarecer alguns pontos.

Todos os professores dos colégios adotantes do Moderna Plus recebem os exemplares da revista além de poder acessá-la através do portal.

Para os não-adotantes, a revista é encontrada nas bancas a um preço sugerido de R$ 6,90.

E esse é o seu primeiro contato que recebo.

Atenciosamente,

Maurílio Estevão Fontanesi


Minha resposta:

Maurilio

Com você esse pode mesmo ser o primeiro contato, mas com a editora Duetto nunca consigo uma resposta e já foram vários e-mails.

Você sabe dizer qual a periodicidade da revista e se ela não for encontrada nas bancas, como devo proceder para comprar ou assinar?

Grata pela atenção.

Alcione Torres


Resposta à minha pergunta:

Alcione,

A revista tem periodicidade trimestral e caso não for encontrada nas bancas pode entrar em contato com a Duetto ou com o consultor comercial da Moderna na sua região.

Atenciosamente,

Maurílio Estevão Fontanesi


E eu respondi:

Acho que será mais fácil com vocês da Moderna mesmo, pois a Duetto não responde.
Obrigada.

Alcione Torres


Continua o mistério sobre o site e a assinatura da revista.

2 comentários:

Ezilene disse...

Realmente é bem interessante a proposta da revista Aula Aberta.

"L" disse...

Olá... sou assinante da revista e uma vez tive um problema com a duetto. Caramba, foram vários emails até ser respondido, e eles alegaram que estão por um processo de refora na ou da editora, nao sem bem, enfim, isso ja tem uns 9 meses. Atendimento deles é péssimo. E eu queria muito uma resvista assim, pois os textos deles são pesados demais para eu utilizar em qualquer turma minha no colégio... valeu a dica vou xoar o carinha da banca aqui pra conseguir exemplares!

Veja também: