18 de dezembro de 2009

Construindo um globo de neve


Em clima de Natal, o pontociência traz um experimento muito interessante em que um globo de neve é feito usando ácido benzóico.

Ok, ok, no Brasil não tem neve no Natal (nem em outra época! rsrs), mas acabamos por incorporar essa parte da cultura norte-americana e o que vemos nessa época são árvores enfeitadas com imitações de neve e todo tipo de coisa relacionada ao inverno. Aqui na minha cidade, que faz 45º brincando, as árvores da praça principal foram enfeitadas com aquela fibra de poliester usada em enchimentos de almofadas!

Enfim, nevando ou não por aqui, o experimento é bem legal para se falar sobre solubilidade!

Como você já sabe, no site pontociência os experimentos são descritos passo-a-passo e, no final, é apresentado um vídeo com o resultado. Veja o vídeo abaixo com a primeira parte do experimento e acesse o passo-a-passo e o segundo vídeo aqui.


3 comentários:

Principe Encantado disse...

Muito interessante, isto é ciência, parabens gostei mesmo.
Abraços forte

Espaço Docente Aprendiz disse...

Caramba!! Que bacana essa experiência. Fez-me recordar o tempo em que eu trabalhava num laboratório de bioquímica. Adorava realizar esses experimentos para serem apresentados aos alunos da área da saúde. Antes da finalização, achei que fossem se formar espumas no interior do recipiente.

Lília Martins disse...

Interessante gosto muito dessa ciência, Parabéns!!!

Veja também: