2 de junho de 2009

Química Nova Interativa


SBQ anuncia portal do conhecimento QNint para divulgação científica na web

A 32ª Reunião Anual foi o momento escolhido pela SBQ para anunciar o lançamento do Portal do Conhecimento Química Nova Interativa, QNint (http://qnint.sbq.org.br), que tornará disponível, através da internet, conteúdo científico destinado a educadores, alunos e ao público em geral. O portal foi idealizado por associados da SBQ que atuam no campo da educação e será alimentado com a colaboração de pesquisadores e docentes da área de Química de todo o país.

A proposta de criar uma plataforma com conteúdo científico de qualidade, explorando os recursos de interatividade da web, é parte da política da SBQ que visa estimular iniciativas voltadas à divulgação do conhecimento químico e sua inserção no sistema educacional.

O novo espaço terá uma estrutura temática central articulada a conteúdos como conceitos de química, animações interativas, vídeos, moléculas em três dimensões, entre outros.

Os professores encontrarão, no portal, material didático para facilitar a abordagem dos temas em sala de aula, bem como links para artigos de pesquisa e ensino. O portal disponibilizará ainda depoimentos de químicos e sobre sua atuação na sociedade.

Para o público não especializado, o espaço de conhecimento será uma fonte de informação e aprendizado sobre a química, formada a partir do acervo científico da universidade brasileira.

O QNint contará com pelo menos três edições anuais e iniciará suas atividades com um artigo temático e alguns conceitos fundamentais da química.

Recebido pelo Boletim Eletrônico da SBQ.

2 comentários:

Unknown disse...

A sociedade da informação com certeza é um grande desafio para o professor do século 21 as informações chegam aos alunos de uma forma muita rapida onde todos tem acesso a tudo, uma forma de enfrentar esse novo contexto é criar e recriar novas praticas de ensino essa iniciativa ira contibuir para essa nova situação, estou no meu 2º ano de faculdade de quimica e estamos tb com um projeto parecido com esses caso estamos precisando divulgar se vcs pode ajudar nosso grupo é só procurar lá no youtube "liga dos elementos" divulgeum...

Unknown disse...

Inserida nessa nova proposta de didatica, com o intuito de um aproveitamento maior de conhecimento por parte dos alunos surge a "liga dos elementos" onde já esta disponivel nosso primeiro video,gostariamos de compartilha-los com todos os integrantes do blog por isso segue abaixo o link http://www.youtube.com/watch?v=P1Wg3MEPXu0 ou vcs podem procurar direto no youtube "liga dos elementos" estamos precisando divulgar nosso projeto,conto com o apoio de todos...Acessem e deixem comentario lá no youtube...
abraços

Veja também: