17 de maio de 2009

Tudo sobre o novo ENEM 2009


O Ministério da Educação apresentou uma proposta de reformulação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e sua utilização como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais.

A proposta tem como principais objetivos democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio.

As universidades possuem autonomia e poderão optar entre quatro possibilidades de utilização do novo exame como processo seletivo:

• Como fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e on-line;
• Como primeira fase;
• Combinado com o vestibular da instituição;
• Como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.

Para você que ainda tem muitas dúvidas sobre o novo ENEM, entre aqui e veja todas as informações disponibilizadas pelo MEC, inclusive a matriz de referência para a área que compreende a Química.


4 comentários:

Henrique Gil disse...

Uma dúvida importantíssima fica no ar: vai melhorar ou vai piorar a qualidade do ensino?

primeiramente o investimento pesado na educação de base deve sair do papel, para depois melhorar as outras etapas, tais como o ensino médio e o superior

atualmente tem-se um ensino superior público de ótima qualidade em contraponto com um ensino médio público frequentemente fraco, com professores desmotivados por conta do salário pequeno

alunos que já ingressam em cursos superiores sem formação sólida frequentemente compram seu diploma, resultando em profissionais mesquinhos.

Se as Federais adotarem a avaliação do ENEM como documento para o ingresso, mudanças deverão ser feitas no nível de dificuldade da prova, uma vez que até o ano passado era considerada de baixo nível por diversos alunos de cursinhos particulares.

t+

Slow (?) disse...

Concordo com o comentário acima, e isso demonstra, ao meu ponto de vista como aluno, uma forma desesperada e um pouco inconsequente do governo tentar mudar a situação da educação no país.

Unknown disse...

Olá amiga, vim dá um alô e dizer que tenho recebi suas postagens via e-mail e todas maravilhosas. Parabéns!

Victor S. Gomez disse...

Levei seu link. Abraços

Veja também: