13 de março de 2009

A Química do silk screen


Queria indicar a vocês um ótimo experimento do site Ponto Ciência: A Química do silk screen. O experimento ensina como fazer impressão em camiseta usando o método do silk screen e a Química envolvida no processo.



Como você já sabe, no site Ponto Ciência os experimentos são descritos passo-a-passo e, no final, é apresentado um vídeo com o resultado. Veja o vídeo abaixo e acesse o passo-a-passo aqui.



2 comentários:

Anônimo disse...

Está bem explicado, mas na prática a coisa não é bem assim. trabalhei muitos anos com serigrafia (nome técnico) e sei que demora um pouco para conseguir fazer um bom trabalho. É preciso a orientação de alguém com mais experiência. Tem muitas coisa que influenciam no resultado final.
Por exemplo: não precisa usar o cadarço para esticar o nylon. Tem uma técnica para deixar o nylon bem esticado. Se for uma impressão com mais cores, a coisa complica mais ainda. Enfim, quem quer fazer em casa deve fazer vários testes. Não vou me alongar, pois não dá para explicar tudo aqui.

Alcione Torres disse...

A ideia do experimento não é formar nenhum técnico em serigrafia. É ensinar Química!
Não é necessário que o professor ensine serigrafia profissional.
Quando o professor ensina a fazer sabão numa aula de Química, ensina os princípios da fabricação de sabão, as reações envolvidas e não dá um curso do nível de fabribação da Unilever!

Veja também: