9 de dezembro de 2008

Projeto de combate ao fumo

Algo que está muito presente no nosso dia-a-dia é o cigarro. A OMS estima que 16% dos brasileiros sejam fumantes. Pensemos nos prejuízos causados a essas pessoas e àqueles com quem convivem. Os chamado fumantes passivos, são, muitas vezes, bem mais afetados pela fumaça tóxica que sai do cigarro do amigo, parente ou colega de trabalho do que o próprio fumante

É muito importante que a escola esteja sempre empenhada em mostrar a crianças e jovens como o cigarro, com suas variadas substâncias tóxicas, prejudica a saúde. Desenvolver projetos que envolvam turmas de alunos e até a escola toda é fundamental para que a percentagem de fumantes em nosso país caia e, pensando positivamente, chegue a zero!

Outro dia, num consultório médico, vi um cartaz muito interessante mostrando os componentes do cigarro e no que esses componentes são, geralmente, usados. O cartaz era como esse aqui:



O professor pode usar cartazes como esse espalhados pelas salas de aula e pátio da escola para que os estudantes estejam sempre atentos ao tema.

Encontrei no YouTube um vídeo muito interessante. Construíram um equipamento que simula a ação de fumar e utilizaram 400 cigarros para mostrar no que a fumaça produzida por eles se tranforma no organismo de quem fuma. É um vídeo muito interessante que pode ser passado para os alunos dentro de um projeto de conscientização que envolva pesquisas sobre os componentes dos cigarros, sobre o que esses componentes podem causar ao ambiente e ao organismo humano.



Bom, essa é uma sugestão de projeto que os professores podem desenvolver nas escolas. A sugestão está aí e é só cada um usar sua criatividade e conhecimento para fazer acontecer.


3 comentários:

Edegard disse...

Ola Amiga
Achei ótimo essa sua matéria e aplaudo essa iniciativa de mostrar aos jovens os males do cigarro e acredito que deveria ser acrescentado os efeitos das bebidas( cachaça e derivados ), das drogas,da grávides precoce e do sexo desvairado.Essa educação infelizmente é omissa.
Um grande abraço

Cristiana Passinato disse...

Conheçam: http://www.cigarro.med.br

Anônimo disse...

Belo post amiga. O cancer provocado pelo fumo a cada dia atinge mais pessoas no mundo inteiro. Campanhas assim ajudam a tentar conter essa praga que é o cigarro. Abraços

Veja também: