13 de novembro de 2008

Química para crianças

Sempre defendi que o ensino de Química fosse iniciado ainda nas primeiras séries do ensino básico. A disciplina de Ciências acaba abordando quase que exclusivamente a Biologia, e a Física e a Química ficam reservadas para a 8ª série. Por que?

As crianças têm toda condição de começar a absorver conhecimentos sobre Química desde muito cedo. Claro que não dá para abordar os conteúdos como se faria no Ensino Médio, mas já é possível passar algumas noções, coisas que o aluno pode verificar em seu cotidiano. Podem começar a ter prazer em aprender Química desde que entram na escola.

O vídeo abaixo mostra uma apresentação bem simples para crianças numa Semana de Ciência e Tecnologia.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Alcione!

Até onde eu saiba ninguém disse que era pra ficar confinado no 9º Ano... Inclusive, vários livros didáticos intercalam os conhecimentos das ciências em vários anos do ensino fundamental II. Por falar nisso, qual o seu livro didático de ensino fundamental II favorito?

Abraços,

Alcione Torres disse...

No Ensino Fundamental não se aborda Química e Física com consistência. Vê-se algo muito superficial e não se trabalha conceitos chave dessas disciplinas.
Não tenho um livro preferido, pois não trabalho mais com Ensino Fundamental há alguns anos. Mas, quando trabalhava, usava Canto. Como sou formada em Química eu aproveitava os assuntos que podia para falar sobre essa área, mas a maioria dos professores que trabalham com Ciências é formado em Biologia e pouco explora os outros campos.

Veja também: