20 de agosto de 2008

RIVED: Rede Interativa Virtual de Educação


Segundo o próprio site:
"O RIVED é um programa da Secretaria de Educação a Distância - SEED, que tem por objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem. Tais conteúdos primam por estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes, associando o potencial da informática às novas abordagens pedagógicas. A meta que se pretende atingir disponibilizando esses conteúdos digitais é melhorar a aprendizagem das disciplinas da educação básica e a formação cidadã do aluno. Além de promover a produção e publicar na web os conteúdos digitais para acesso gratuito, o RIVED realiza capacitações sobre a metodologia para produzir e utilizar os objetos de aprendizagem nas instituições de ensino superior e na rede pública de ensino."

O RIVED disponibiliza todo tipo de objeto de aprendizagem (recurso que pode ser reutilizado para dar suporte ao aprendizado). Os conteúdos são encontrados por meio de buscas no site e vêm acompanhados de guia do professor, com sugestões de uso. Ao entrar no você já é encaminhado para a página de buscas. É só escolher o nível de ensino, a disciplina e colocar a palavra-chave. Ao efetuar a pesquisa o site mostrará todas os objetos relacionados à palavra-chave que você colocou:


Vejam que é disponibilizado um guia do professor para cada objeto, existe a possibilidade de fazer o download e de comentar sobre os objetos.

O site disponibiliza vários recursos para que o professor aprenda a usar o site e os objetos. No menu lateral é possível acessar um curso de "Como usar", artigos, guia de acesso, etc. O RIVED também promove um concurso para premiar os melhores objetos de aprendizagem produzidos por alunos de cursos de graduação e pós-graduação (futuros professores), multiplicadores dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE) e professores da educação básica e profissionalizante. Todo ano acontece o concurso e os objetos premiados passam a fazer parte do acervo do site.

Não deixem de visitar e viajar por este site tão interessante.

Um comentário:

Anônimo disse...

Interessante. Vou dar uma olhada nesse portal. Parabéns pelo site.

Veja também: