9 de setembro de 2017

O Incrível Pontinho Azul: projeto para crianças, pais e professores

https://www.pontinhoazul.com/


Conheci recentemente o projeto "O Incrível Pontinho Azul" e achei maravilhoso! Ele tem o objetivo de apresentar, de forma lúdica, conceitos científicos de Química, Física e Biologia para crianças, com animações de poucos minutos e muito atrativas para os pequenos. Para tal, se utilizam de um personagem chamado Professor Bill Tyson, com visual inspirado em Carl Sagan e nome criado da junção de Bill Nye e Neil deGrasse Tyson, ambos importantes divulgadores científicos.

Além das animações, o site do projeto oferece imagens para colorir, que você pode imprimir gratuitamente.

Na minha opinião, a grande diferença entre "O Incrível Pontinho Azul" e outros projetos é que ele se preocupa em convidar os pais, além dos professores, a instigarem crianças a estudar e se interessar por ciências naturais. Isso é algo urgente na nossa sociedade, pois, cada dia mais os jovens se interessam menos por Ciência, tanto com relação ao estudo na escola, quanto na escolha da carreira profissional. Isso é verificado em pesquisas internacionais, com resultados bem parecidos também aqui no Brasil.

Além disso, os conceitos de Química e Física não são deixados de lado, em segundo plano com relação à Biologia, como geralmente acontece quando se fala em ensino de Ciências Naturais para crianças. Não tem medo de falar de Química e de Física!

Portanto, convido vocês a conhecerem este projeto e a usá-lo com seus filhos e seus alunos para ajudarem a promover a alfabetização científica das nossas crianças!

Clique aqui para acessar o site. Eles também possuem página no Facebook, canal no YouTube e perfil no Instagram.

Veja abaixo um dos vídeos do projeto.

Nenhum comentário:

Veja também: