22 de novembro de 2015

Contém Química 2: pensar, fazer e aprender pelo método investigativo



Contém Química 2: pensar, fazer e aprender pelo método investigativo


Autores: Ana Cláudia Kasseboehmer, Dácio Rodney Hartwig, Luiz Henrique Ferreira 

Editora: Pedro & João Editores 

Informações: Ainda pesquisamos sobre o fogo no século XXI, pois sempre surgem novas perguntas para cada nova descoberta. Pesquisamos novos combustíveis - biocombustíveis, combustíveis para foguete e para a indústria, etc. - e o fazemos porque a curiosidade sobre a natureza é própria do ser humano. Também nos impulsionam nessa jornada as necessidades criadas pela vida moderna, de conforto, de manutenção de condições ambientais para todas as formas de vida e da nossa própria sobrevivência, como espécie que vence os desafios que lhe foram impostos pela natureza.
                É com os objetivos de manter nossas conquistas e de assegurar para as gerações seguintes a possibilidade de continuar a jornada humana que passamos adiante o conhecimento acumulado. É com este intuito que também sempre procuramos por melhores maneiras de ensinar. A metodologia investigativa, como apresentada nesta obra, é parte do processo que nos faz avançar na busca por melhores condições de aprendizagem para a geração que nos sucede: nossos próprios alunos!!!
                A sensação de aprender é uma das mais prazerosas que o ser humano pode experimentar. Infelizmente estes momentos são raros no ensino de disciplinas científicas e professores e alunos sabem muito bem disso. Por vezes a justificativa busca apoio no discurso de que ciências é mesmo difícil, ou que são os próprios estudantes que não têm interesse em aprender, ou ainda, que são fatores externos a nós, professores e alunos, que determinam a qualidade do ensino que praticamos. No entanto, devemos considerar a necessidade e urgência de nos questionarmos sobre nossas próprias práticas como professores. Se tivemos alguma dificuldade em aprender ciências e sobre ciências é muito provável que isto se deve a forma como estes conteúdos nos foram ensinados. Se, por outro lado, tivemos facilidade em aprender, certamente atribuímos muito disso a um ou mais professor ou professora que tivemos em nossa caminhada e que ousaram ensinar de uma forma diferente.
                O domínio da tecnologia do fogo e outras descobertas pré-históricas deram início a um processo que não termina para a ciência. E não é por acaso!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails