18 de junho de 2012

Clarificando água com Moringa

Na semana passada, numa aula prática com meus alunos sobre Dispersões, fiz uma simulação do processo de clarificação de água que acontece nas estações de tratamento. Um dos alunos me questionou sobre a utilização de uma certa semente, típica do sertão nordestino, para o mesmo fim, porém eu nunca tinha ouvido falar. Como ele não se lembrava do nome da semente, ficou de procurar e me informar depois.

Há pouco recebi seu e-mail dizendo que o nome da planta era Moringa. Resolvi pesquisar na internet sobre o assunto e encontrei vários materiais, vários vídeos que falavam não só dessa propriedade, como de outras da própria semente e das folhas, como fabricação de biocobustível, aditivo alimentar, uso em cosméticos, etc.

Achei esse assunto muito interessante para ser abordado no ensino de Química, na elaboração de um projeto, já que relaciona conteúdos importantes desta ciência e o cotidiano de muitas regiões brasileiras. Quem tiver a facilidade de encontrar esta semente, pode fazer o experimento em sala de aula, nem é necessário utilizar o laboratório.

Selecionei dois vídeos sobre o assunto, mas existem vários no Youtube que vocês podem usar para o embasamento de suas aulas.

Vejam também este artigo sobre a Moringa e suas utilidades: http://www.kqm.com.br/blog.php?post=189.






Nenhum comentário:

Veja também: