2 de agosto de 2011

Cientistas transformam ácido em base

Os novos compostos poderiam ser utilizados para a produção de catalisadores de reações. 




Por Daniel Pavani


Todos que se lembram pelo menos um pouco do Ensino Médio, devem lembrar que ácidos e bases são compostos antagônicos. Mesmo assim, um cientista da Universidade da Califórnia conseguiu transforma um no outro, desafiando as “leis” da Química.

Até onde se sabe, ácidos e bases são substâncias essencialmente opostas, pelo menos quimicamente. Este antagonismo vem do comportamento de seus pares iônicos e a capacidade das bases de doarem elétrons e dos ácidos de receberem. Entretanto, o pesquisador Rei Kinjo e seus colegas conseguiram fazer com que um composto ácido se comportasse como uma base, conta o site PopSci.

Eles conseguiram fazer isso alterando a posição e a quantidade de elétrons em um composto de Boro (tipicamente ácido), sem alterar a estrutura de seu núcleo. A ideia não é transformar as leis da Química, mas apenas criar uma nova espécie de catalisador para reações químicas.

“É como transformar um átomo em outro”, comenta Guy Bertrand, um co-autor do trabalho. O borylene – assim como foi chamado o novo composto, em inglês – poderá ser utilizado para a fabricação de novos catalisadores, que poderão ser úteis nas indústrias de novos materiais e farmacêutica.

O trabalho dos pesquisadores foi publicado em um artigo na revista científica Science, na edição de 29 de julho.

Matéria original: http://miud.in/Sns

2 comentários:

colunas para HPLC disse...

Parabéns pelo blog, matérias bem interessantes!

Compre Anticorpos disse...

Parabéns pelo post!!!

Veja também: