Os novos compostos poderiam ser utilizados para a produção de catalisadores de reações.
Por Daniel Pavani
Todos que se lembram pelo menos um pouco do Ensino Médio, devem lembrar que ácidos e bases são compostos antagônicos. Mesmo assim, um cientista da Universidade da Califórnia conseguiu transforma um no outro, desafiando as “leis” da Química.
Até onde se sabe, ácidos e bases são substâncias essencialmente opostas, pelo menos quimicamente. Este antagonismo vem do comportamento de seus pares iônicos e a capacidade das bases de doarem elétrons e dos ácidos de receberem. Entretanto, o pesquisador Rei Kinjo e seus colegas conseguiram fazer com que um composto ácido se comportasse como uma base, conta o site PopSci.
Eles conseguiram fazer isso alterando a posição e a quantidade de elétrons em um composto de Boro (tipicamente ácido), sem alterar a estrutura de seu núcleo. A ideia não é transformar as leis da Química, mas apenas criar uma nova espécie de catalisador para reações químicas.
“É como transformar um átomo em outro”, comenta Guy Bertrand, um co-autor do trabalho. O borylene – assim como foi chamado o novo composto, em inglês – poderá ser utilizado para a fabricação de novos catalisadores, que poderão ser úteis nas indústrias de novos materiais e farmacêutica.
O trabalho dos pesquisadores foi publicado em um artigo na revista científica Science, na edição de 29 de julho.
Matéria original: http://miud.in/Sns
2 comentários:
Parabéns pelo blog, matérias bem interessantes!
Parabéns pelo post!!!
Postar um comentário