8 de julho de 2010

Ciência pós-moderna nos livros didáticos


No site do projeto Ciência às Seis e Meia é possível encontrar vídeos com palestras sobre vários assuntos relacionados às Ciências Naturais e Matemática. Este projeto é uma parceria entre a SBPC/RJ e o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, que oferece palestras de divulgação científica ao público leigo.

Infelizmente a lista de palestras não está totalmente atualizada. Apenas as palestras do ano de 2005 e 2010 estão disponibilizadas no site.

Indico a palestra do prof. Nélio Bizzo, sobre certos conceitos que se perpetuam nos livros didáticos de Ciências utilizados no Brasil. É uma palestra muito interessante, que apresenta pontos de vista que podem gerar uma boa discussão a respeito da escolha do livro a ser adotado por uma escola.

Para assistir à palestra não é preciso fazer download, mas se você usa o Firefox, por exemplo, não conseguirá carregar o vídeo. É necessário utilizar o Internet Explorer ou Netscape Navigator. Talvez seja necessário somente baixar um complemento para o navegador, que o próprio site lhe oferecerá.

Outro aspecto interessante deste site é que, ao passo que a palestra vai sendo proferida, a apresentação de slides que o palestrante utiliza vai sendo passada na tela, com um índice abaixo do vídeo, com o qual você poderá navegar pelos diversos momentos da palestra.

Para acessar o índice de palestras: http://itv.cbpf.br/ciencia_seis_e_meia/

Para acessar a palestra do prof. Nélio Bizzo: http://itv.cbpf.br/ciencia_seis_e_meia/neliobizzo_files/intro.htm

2 comentários:

Ariany disse...

Olá,

Meu nome é Ariany, eu represento o Blog Vestibular, da FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado).
Parabenizo-o pelo seu Blog e aproveito para convidá-lo a conhecer e opinar num ambiente repleto de informações sobre educação: http://blogvestibularfecap.blogspot.com/

Conto com a sua visita!
Até mais!

QUIMICA DA UVA disse...

olá,sou formando em licenciatura em quimica e tenho um blog recente chamado quimicaportel.blogspot.com. é um blog dedicado a turma, mas quero fazer usa-lo ainda para trabalhar assuntos de quimica praticada em sala de aula. bom, adorei o teu Blog, e o site também. Ja te ADD como Blog preferido. vlw

Veja também: