Há alguns meses fomos surpreendidos por uma matéria na revista Veja falando sobre como fazer limpeza doméstica sem química. Minha indignação maior foi pelo fato de que a revista não se preocupou em consultar alguém da área para saber se tudo aquilo fazia algum sentido.
Matérias como essa numa revista de tamanha circulação e com tanta gente que confia plenamente no que ela diz (um erro!) é que ajudam a pintar uma imagem negativa da ciência Química, reforçando a ideia de que tudo o que é químico é prejudicial. Até fiz uma postagem aqui no blog falando da minha indignação com a matéria (leia aqui).
Mas agora o professor Luis Fernando Pereira publicou na Folha de São Paulo, no caderno Fovest, uma coluna, que pode ser considerada uma boa resposta à matéria da Veja. No artigo o professor também demonstra preocupação com o problema da ignorância química e cita alguns exemplos de situações em que a Química é apontada como vilã.
Para ter acesso ao artigo eletrônico é preciso ter a senha da Folha ou do UOL. Mas é possível ler uma prévia do artigo que o professor Luis publicou em seu blog antes da versão final para a Folha de São Paulo. Clique aqui e leia o texto.
O que queremos com isso? Alertar você, professor, para o problema e pedir que continue tentando fazer com que seus alunos entendam o que é a Química, do que ela trata e como está inserida em suas vidas. Só assim poderemos dar um fim a essa ignorância bradada aos quatro ventos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário