30 de julho de 2008

Partículas subatômicas


O site Como Tudo Funciona lançou mais um ótimo material que o professor pode usar em sala de aula: Como funcionam os aceleradores de partículas.

Sempre se diz aos alunos do Ensino Básico que o átomo é composto de 3 partículas: prótons, neutrons e elétrons. Mas nem sempre se discute sobre as outras partículas, dando a impressão de que o átomo seria mais simples do que realmente é. Geralmente não se fala sobre as forças que atuam sobre as partículas e fazem com que os átomos tenham certas características.

Não estou defendendo um estudo aprofundado sobre o assunto, mas é importante que os alunos tenham a noção do que já se conhece sobre o átomo e como esse conhecimento foi capaz de influenciar nos avanços tecnológicos e no entendimento dos fenômenos que somos capazes de perceber no universo. O texto contido no site é de fácil entendimento e é por isso que estou trazendo como sugestão.

Espero que gostem do material e possam fazer bom proveito dele.


2 comentários:

Geraldo Voltz Laps disse...

Excelente Post Alcione, meu amigo que fez doutorado em Quimica na França, me contou muito sobre os aceleradores e saciou minha curiosidade.

Parabéns

Geraldo

Anônimo disse...

Geraldo, aqui no Brasil tem um desses aceleradores de partículas e se localiza aqui em Campinas. Não sei se você, ou a Alcione já ouviram falar do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron.

Só para se ter uma idéia, é o único acelerador de partículas que se localiza no hemisfério sul.

Veja também: