18 de setembro de 2009

Caminhão com Ciência

Entrevista com o Prof. Dr. Neurivaldo de Guzzi Filho
Na foto, o prof. Neurivaldo (à direita, em pé, de camisa verde) e a equipe de mediadores, ao lado do Caminhão com Ciência.


Site do projeto: http://www.uesc.br/caminhaocomciencia/

Prof. Neurivaldo, o que é o Caminhão com Ciência? Quem, além de você, participa desse projeto?  

O Caminhão com Ciência é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), llhéus (BA), que tem o apoio do CNPq e da FAPESB/SECTI-BA, além da própria UESC. O nosso caminhão é o meio de transporte de atividades e experimentos de Química, Física, Matemática e Biologia que utilizamos para realizar exposições itinerantes nas comunidades da região de inserção da UESC. A equipe do caminhão é composta por professores da UESC que coordenam as equipes de monitores/mediadores dessas áreas. O monitores/mediadores são alunos dos cursos de licenciatura e bacharelado em Química, Física, Matemática e Biologia.


Como surgiu a ideia do Caminhão e o que vocês esperavam alcançar com esse projeto?
 

O projeto do Caminhão na verdade teve início em outro projeto de extensão da UESC, o Parque do Conhecimento, que tem a mesma essência do Caminhão. Em 2004 a Academia Brasileira de Ciências, juntamente com o MCT, lançaram o edital do Projeto Ciência Móvel e fomos contemplados e desde então o Parque do Conhecimento ganhou rodas. Atualmente ambos os projetos são desenvolvidos simultaneamente e em breve, mais precisamente em outubro próximo, estaremos inaugurando em Ilhéus o Cais ConsCiência, espaço destinado a exposições e atendimento a professores e alunos da educação básica da região. Entre os objetivos do Caminhão estão a inserção social do cidadão através da alfabetização científica, difundir o conhecimento na área de ciências e a promover o acesso dos cidadãos ao universo dos meios, conteúdos e conhecimentos científicos.

Esse tipo de iniciativa é pioneira na região Ilhéus-Itabuna ou existem outros projetos de divulgação científica que integrem a universidade com as escolas?
 
A UESC possui diversos projetos de extensão e alguns integram a universidade com as escolas; entre eles podemos citar os projetos “A importância da Educação Científica na Formação do Professor do Ensino Médio e Fundamental”, “Biomedicina nas Instituições de Ensino”, “Brincando e Aprendendo na Educação Infantil”, “Difusão de Astronomia no Sul da Bahia”, “Formação Continuada de professores de Química no Ensino Médio”, “Plantas Medicinais na Escola: Cultivando Saúde e Cidadania” entre outros.

Você pode citar algumas das atividades/experimentos realizados no Caminhão?

São várias as atividades/experimentos nas mais diversas áreas: entre elas podemos destacar os experimentos como Van der Graaf, a hidroelétrica, o capacitor de Tesla, o paradoxo mecânico, a lâmpada de lava, experimentos sobre fluorescência e fosforescência, o globo de plasma, a cama de faquir (cama de pregos), fósseis, coleção entomológica, atividade de conscientização sobre a preservação de animais peçonhentos, jogos e atividades lúdicas para o desenvolvimento do raciocínio lógico e atividades que objetivam conscientizar o público da importância da higienização na prevenção de verminoses e parasitoses.

Como é a realização das atividades/experimentos? Quem coordena essas atividades?

São realizadas exposições itinerantes em escolas (na maioria das vezes) e em centros comunitários. Os interessados em receber o Caminhão entram em contato por e-mail ou telefone, enviam ofício manifestando interesse e então a exposição é agendada. Quem recebe o Caminhão fica responsável pela divulgação da exposição na localidade e também pelo fornecimento da infra-estrutura mínima necessária (local coberto, energia elétrica, hospedagem quando necessária e alimentação para a equipe). Atualmente eu tenho respondido como coordenador geral do projeto, mas cada área tem um professor orientador/coordenador.

Qual o tipo de envolvimento dos alunos da universidade e dos alunos do Ensino Básico no projeto?

Os alunos da Universidade participam como monitores/mediadores. Entre eles há os bolsistas e os voluntários. Eles ficam responsáveis, juntamente com os professores orientadores, pelo desenvolvimento, manutenção e apresentação das atividades nas exposições. Não temos alunos do Ensino Básico envolvidos diretamente no projeto. Eles compõem a maior parte do público que visita as exposições.

Quais os frutos desse projeto?  

Temos apresentado trabalhos em diversos eventos, entre eles nos dois últimos ENEQ's, nos Encontros de Educação Química da Bahia (EDUQUI), nas últimas reuniões da RedPop (Red de Popularización de la Ciencia y la Tecnologia en America Latina y el Caribe – UNESCO) e em encontros de Física, Biologia e Matemática.

Quais seus projetos futuros para a área de Ensino de Química?  

Com meu envolvimento nos projetos do Parque do Conhecimento, Caminhão com Ciência e Cais ConsCiência pretendo continuar desenvolvendo projetos e trabalhos nas áreas de divulgação e popularização da ciência e educação científica em espaços não formais.

Como os interessados podem agendar a visita do Caminhão com Ciência?

Basta enviar ofício para o e-mail caminhaocomcienciauesc@gmail.com manifestando interesse. É importante que nesse ofício tenha telefone para contato, endereço e uma sugestão de data para a exposição. Atualmente o agendamento das visitas tem sido feito com uma antecedência de 6 meses no mínimo.
 

Obrigada, prof. Neurivaldo.

-----------------------------------------------------------------

O prof. Dr. Neurivaldo José de Guzzi Filho é graduado em Química e mestre em Química pela UFSCAR e doutor em Química pela UNESP. É professor titular da Universidade Estadual de Santa Cruz, na Bahia.

Um comentário:

rosangela disse...

Olá amiga.

Vim lhe presentear com o selo Amizade Internauta. Acesse o blog http://ciencisagora.blogspot.com/2009/09/selo-amizade-internauta.html , copiar o selo pro seu blog. Um abraço.
seu blog

Rosangela
www.ciencisagora.blogspot.com

Related Posts with Thumbnails