9 de março de 2008

Oficinas experimentais



Oficinas e debates sobre experimentação no ensino de química para professores da 8ª série do ensino fundamental


Essas oficinas foram fruto de um trabalho desenvolvido com a turma da disciplina Prática de Ensino de Química I e II no ano de 2003. Após algumas pesquisas em escolas de Ilhéus e Itabuna, os licenciandos resolveram promover um encontro com os professores da 8ª série do Ensino Fundamental para discutir algumas propostas para melhoria do ensino de química e entender porque os alunos chegam tão mal preparados na 1ª série do Ensino Médio.


Foram oferecidas algumas oficinas temáticas para esses professores e o resultado foi tão bom que nos comprometemos a fazer mais um encontro em 2004, com novas oficinas e para discutir se a aplicação das primeiras foi satisfatória. Esse segundo encontro foi promovido por alunos da disciplina Estágio Supervisionado em Química III e teve a participação um pouco menor dos professores. Na avaliação do 1º encontro os professores foram unânimes em dizer que as práticas aplicadas os ajudaram muito na melhoria do processo ensino-aprendizagem e que o curto tempo de aula não foi empecilho para a realização das mesmas, já que se tratavam de práticas rápidas e simples, mas de grande valor educacional. Os professores também avaliaram o segundo encontro como sendo de grande valor para o trabalho não só com a disciplina Química da 8ª série, mas também com a disciplina de Ciências das outras séries do Ensino Fundamental.


Com os resultados do 1º Encontro, escrevemos um trabalho para o XII ENEQ (Encontro Nacional de Ensino de Química, em Goiânia), o qual foi aceito, apresentado e publicado no CD-ROM do evento. Clicando aqui você poderá ver o resumo desse trabalho. Com os resultados do 2º encontro escrevemos um trabalho para o VII EDUQUI (Encontro de Educação Química da Bahia), apresentado em forma de pôster e comunicação oral. Veja o resumo desse trabalho.

Acesse aqui as oficinas e mais algumas fotos.

3 comentários:

Lilian disse...

Olá, Alcione, bonito blog.
O site do Lapeq, pode ser do teu interesse - são meus colegas do grupo de pós, apesar de química não ser a minha praia.
http://quimica.fe.usp.br/
tudo de bom,
Lilian

Alcione Torres disse...

Obrigada! Vou olhar o site!

Cybele Meyer disse...

Olá Alcione,

Adorei seu blog. Sou do grupo Blog_educativo e vim lhe dar as boas vindas pessoalmente.
Tenho um blog direcionado ao professor e com certeza citarei o seu para consultas.

Vá me visitar também, ok!
www.cybelemeyer.blogspot.com

bjs
Cybele Meyer

Veja também: