27 de fevereiro de 2008

Filtro completo em um canudinho

Gente, não sou muito de fazer isso, mas gostei muito dessa matéria e resolvi colocá-la na íntegra aqui para vocês!





"LIFESTRAW: O canudo que transforma água contaminada em potável removendo bactérias e vírus


Às vezes, as tecnologias mais simples têm o maior impacto na vida das pessoas. Veja como exemplo o sistema de filtragem móvel da empresa suíça Vestergaard Frandsen, batizado de LifeStraw (“canudo da vida”). É um tubo de plástico azul – mas muito mais grosso que um canudinho comum – contendo filtros que tornam potável a água contaminada com microorganismos que provocam cólera, febre tifóide e diarréia. Os filtros, fabricados em resina halógena, matam quase 100% das bactérias e cerca de 99% dos vírus que passam pelo LifeStraw. A University of North Carolina em Chapel Hill testou o canudo com uma amostra de água contendo as bactérias Escherichia coli B e Enterococcus faecalis, além do vírus MS2 colifago, e mais iodo e prata. Os resultados indicam que o LifeStraw filtrou todos os contaminantes a níveis em que não representam mais um risco à saúde de quem ingere a água. No entanto, o canudo não filtra metais pesados como ferro ou flúor, nem remove parasitas como a giárdia ou o criptosporídio, apesar de o CEO da empresa, Mikkel Vestergaard Frandsen, afirmar que há uma versão do LifeStraw disponível para grupos de ajuda humanitária em Bangladesh e na Índia capaz de filtrar arsênico. Com menos de 25 cm de comprimento, o canudo pode filtrar até 700 litros de água - estimativa do consumo anual de uma pessoa. O LifeStraw deve ser jogado fora quando seus filtros ficam entupidos demais para permitir a passagem de água, o que acontece geralmente após um ano de uso."


Esta matéria foi retirada do site da Scientific American Brasil.

3 comentários:

Anônimo disse...

que notícia boa! tomara que chegue pra nós e que seja viável (financeiramente).

abraços

Anônimo disse...

Mto interessante mesmo. Por isso, sempre fui a favor das coisas mais simples da vida. Uma tecnologia simples fazendo um serviço tão complexo... :)

Mto bom o/

Abraços

Anônimo disse...

Apesar de ser algo inovador em termos tecnológicos é muito triste ver pessoas tomando água dessa maneira. No Brasil ainda existe muita gente que não tem Água Tratada para tomar. parece mentira num país com um potencial tão grande e reservas de águas. Esperamos que este produto chegue por aqui com preço acessivel para a população mais pobre, onde existe pouca água como no Nordeste.

Veja também: