23 de janeiro de 2016

Tecnologias no Ensino de Química

educação-ciência

Tecnologias no Ensino de Química: teoria e prática na formação docente


 
Autor: Bruno Silva Leite 

Editora: Appris 

Informações: O uso das Tecnologias no Ensino, tema bastante atual no Ensino Superior no Brasil, é tratado nesta obra por meio da abordagem de aspectos teóricos e suas possíveis aplicações, sendo desenvolvido com o intuito de auxiliar na formação inicial e continuada de professores, em especial na utilização de Recursos Didáticos Digitais no Ensino, e como eles podem fazer uso desses recursos em sua prática docente. Os capítulos trazem discussões e algumas aplicações das TICs no Ensino de Química, exemplos práticos realizados por diversos pesquisadores no Brasil. É um Livro-texto para disciplinas voltadas para o uso das Tecnologias no Ensino de Ciências, em especial nos cursos de Licenciatura em Química no Brasil. A obra pode ser utilizada também em outras disciplinas, como Instrumentação para o Ensino, Práticas Pedagógicas no Ensino, Recursos Didáticos, entre outros. 
 
 
 🏃🏻‍♀️Siga @ensinodequimica no Instagram para ver mais! 
 
 
➕ Livros sobre o tema:


 
 
🚚 Tenha Frete GRÁTIS, rápido e sem valor mínimo com Amazon Prime: https://amzn.to/36BV9NH
 

22 de novembro de 2015

Contém Química 2: pensar, fazer e aprender pelo método investigativo



Contém Química 2: pensar, fazer e aprender pelo método investigativo


Autores: Ana Cláudia Kasseboehmer, Dácio Rodney Hartwig, Luiz Henrique Ferreira 

Editora: Pedro & João Editores 

Informações: Ainda pesquisamos sobre o fogo no século XXI, pois sempre surgem novas perguntas para cada nova descoberta. Pesquisamos novos combustíveis - biocombustíveis, combustíveis para foguete e para a indústria, etc. - e o fazemos porque a curiosidade sobre a natureza é própria do ser humano. Também nos impulsionam nessa jornada as necessidades criadas pela vida moderna, de conforto, de manutenção de condições ambientais para todas as formas de vida e da nossa própria sobrevivência, como espécie que vence os desafios que lhe foram impostos pela natureza.
                É com os objetivos de manter nossas conquistas e de assegurar para as gerações seguintes a possibilidade de continuar a jornada humana que passamos adiante o conhecimento acumulado. É com este intuito que também sempre procuramos por melhores maneiras de ensinar. A metodologia investigativa, como apresentada nesta obra, é parte do processo que nos faz avançar na busca por melhores condições de aprendizagem para a geração que nos sucede: nossos próprios alunos!!!
                A sensação de aprender é uma das mais prazerosas que o ser humano pode experimentar. Infelizmente estes momentos são raros no ensino de disciplinas científicas e professores e alunos sabem muito bem disso. Por vezes a justificativa busca apoio no discurso de que ciências é mesmo difícil, ou que são os próprios estudantes que não têm interesse em aprender, ou ainda, que são fatores externos a nós, professores e alunos, que determinam a qualidade do ensino que praticamos. No entanto, devemos considerar a necessidade e urgência de nos questionarmos sobre nossas próprias práticas como professores. Se tivemos alguma dificuldade em aprender ciências e sobre ciências é muito provável que isto se deve a forma como estes conteúdos nos foram ensinados. Se, por outro lado, tivemos facilidade em aprender, certamente atribuímos muito disso a um ou mais professor ou professora que tivemos em nossa caminhada e que ousaram ensinar de uma forma diferente.
                O domínio da tecnologia do fogo e outras descobertas pré-históricas deram início a um processo que não termina para a ciência. E não é por acaso!

🏃🏻‍♀️Siga @ensinodequimica no Instagram para ver mais! 
 
 
➕ Livros sobre o tema:


 
 
 
🚚 Tenha Frete GRÁTIS, rápido e sem valor mínimo com Amazon Prime: https://amzn.to/36BV9NH
 

12 de novembro de 2015

Série animada sobre cientistas

 

"Um cientista, uma história" é o nome da série de desenhos animados criada pelo Canal Futura, em parceria com o Sesi. Nela você pode ver vídeos de até 5 minutos de duração, com as histórias sobre Santos Dumont, Carlos Chagas, Adolfo Lutz e muitos outros cientistas.

É muito importante para nossos alunos conhecer a história dos cientistas, principalmente dos brasileiros. Além de mostrar o que acontece por trás das grandes invenções e evoluções da ciência, mostra que os cientistas são pessoas comuns, que têm grande necessidade de buscar respostas para suas indagações e soluções para seus problemas. 

Clique aqui para acessar o canal da série no YouTube. Abaixo um dos episódios.


16 de agosto de 2015

O Ensino de Química em Diálogo

educação-ciência


O Ensino de Química em Diálogo



Autores: Thiago Henrique Barnabé Correia, Gabriel Augusto Matharan, Leonardo Fabio Martínez Pérez (Orgs)

Editora: CRV

Informações: Fruto de um trabalho coletivo, este livro é a primeira produção da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química (ReLAPEQ). Criada em 2014, a Rede é uma parceria entre pesquisadores de universidades brasileiras, colombianas e argentinas, a qual visa promover o contato destes, além do intercambio e divulgação de suas produções que, na maior parte das vezes, ficam restritas em discussões pontuais. Nessa direção, julgamos ser fundamental este movimento de reflexão coletiva, além de acreditar que é a partir de parcerias colaborativas que se torna possível a proposição de inovações didático-pedagógicas no âmbito do ensino e aprendizagem da Química. Estabelecer “conversas reflexivas”, preferencialmente, num coletivo de professores, certamente promoverá a produção de conhecimentos mais úteis e substanciais para a tão pretendida melhoria educativa.
 

 
🏃🏻‍♀️Siga @ensinodequimica no Instagram para ver mais!
 

➕ Livros sobre o tema:


 
 
🚚 Tenha Frete GRÁTIS, rápido e sem valor mínimo com Amazon Prime: https://amzn.to/36BV9NH
 

Veja também: